A cidade de Carmo inaugurou, em 19 de dezembro, a Quadra de Areia Sebastião Reis e o Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) Nelson Lopez Corrêa, o Sr. Didilo. No mesmo momento, a Academia da Terceira Idade foi batizada com o nome de Antônio de Araújo Lutterbach.
– Quando a gente coloca o nome de alguém em um prédio público, a gente acaba eternizando aqueles nomes. Lembrar de Sebastião Reis, que lutou e trabalhou pelo nome de Carmo. Falar do Sr. Didilo é falar de alguém que amava Carmo de forma diferenciada. Por fim, Antônio Lutterbach, um homem de inúmeras qualidades, sempre me dando conselhos. Isso nos orgulha – disse o prefeito em exercício, César Ladeira (PT).
O trabalho para levar o Creas para Carmo vem sendo travado desde o início de 2013. Em julho, uma reunião entre o então vice-prefeito César Ladeira, o secretário municipal de Assistência Social, Ozéias Ramos, e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, selou a implantação deste dispositivo no município.
Dois dias depois desse encontro, foi depositada a primeira parcela para que o Creas se tornasse realidade em Carmo.
– A assistência social se divide na proteção básica e a proteção especial, que ocorrerá, agora, no Creas. Ele é especializado na proteção de pessoas que estão sofrendo com a ruptura dos seus direitos. Todos os municípios que tiveram a implantação do Creas observaram uma redução drástica da ruptura familiar – explicou o secretário municipal de Assistência Social, Ozéias Ramos.
Outro projeto que estava para sair há algum tempo e que ainda não tinha acontecido de fato era a Quadra de Areia Sebastião Reis. A nova unidade esportiva será mais uma opção de exercícios e lazer para a população carmense.
Para a Prefeitura de Carmo, as ações do governo visam, sempre, promover, entre outras coisas, a saúde e o esporte no município. Por isso é extremamente importante também o batizado da Academia da Terceira Idade Antônio de Araújo Lutterbach.
Conforme informou a Prefeitura, o espaço tem como objetivo viabilizar melhores condições de vida para os idosos carmenses. “Desta forma, há que se valorizar este trabalho tão importante para quem mais precisa dos mecanismos de saúde”, disse César Ladeira.