Nos casos de urgência, é só ligar 192. Serviço é comandado por uma central em Petrópolis
No dia 15 de setembro, foi inaugurado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Carmo. Além de Corpo de Bombeiros, Carmo agora pode contar com este serviço que atenderá casos de primeiros-socorros na cidade através do telefone 192. Essa unidade de urgência funcionará 24 horas por dia na Rua Abreu Magalhães, 156, no Centro da cidade. O coordenador do Samu é o enfermeiro Luís Otávio Gavioli, que estará na unidade de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.
A unidade do Samu em Carmo homenageia Luiz Américo Rodrigues, médico querido por toda a cidade.
Durante a celebração de inauguração, a família do médico esteve presente. O prefeito César Ladeira (PT) lembrou, com carinho, das atitudes do médico, que fazia atendimento a toda a população até mesmo na rua. E, mais uma vez, reforçou sua satisfação em ver a unidade aberta e funcionando 24 horas por dia.
De acordo com a equipe do Samu, a unidade deve ser acionada pelo 192; em caso de dores no peito de aparecimento súbito, situações de intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto com riscos de morte da mãe ou do feto, queda acidental, crises convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas, perda de consciência e sangramentos ou hemorragias, entre outros serviços. A unidade também poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros sempre que puder.
A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo informou que a central do Samu fica em Petrópolis e que o atendimento será feito por uma equipe técnica em enfermagem. Os casos graves e impossibilitados de atendimento na cidade serão encaminhados para um hospital mais próximo, que será informado pela central de regulação.