As instalações do antigo Hospital Psiquiátrico em Carmo estão sendo transformadas em Parque Municipal Natural e Ambiental do Livramento, num projeto conjunto da Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Nas redes sociais, o prefeito do Carmo, César Ladeira comemora a conquista, e a visita de autoridades estaduais na cidade. “Hoje recebemos em nossa cidade a secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro e o subsecretário executivo Mauro Farias e juntos implantamos a pedra fundamental no Parque do Livramento”, afirmou.
Além da pedra fundamental, também foi entregue a chave do veículo ao representante da Associação Agroecológica e a toda equipe da agricultura familiar, representada pelo senhor Manoel, atual presidente.
A solenidade de entrega da chave do veículo foi feita na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade pelas autoridades estaduais e pelo prefeito. “Juntos damos um passo muito importante na construção do Parque Natural Municipal do Livramento”, garante o prefeito.
“Criação de um parque natural municipal que objetiva a preservação do patrimônio natural e da paisagem das terras carmenses, oferecendo alternativa de lazer para a população local e regional concomitante à promoção do turismo sustentável e à pesquisa científica, que certamente não apenas supre as necessidades de nosso município mas o coloca no mapa estadual e nacional do esforço de defesa do ambiente e dos ecossistemas naturais”, garante o prefeito.
Esta área do antigo hospital psiquiátrico chegou a ser cogitada pelo governo do estado, na gestão do então governador Luiz Fernando Pezão, para instalação de presídio no local, mas as manifestações políticas e populares fizeram com que as autoridades desistissem do projeto.