Carmo passa quatro anos sem registro de homicídio

– Carmo com 17.434 habitantes, o município tem uma estatística de dar inveja. Dados levantados pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes (Ucam), mostram que a cidade é a que está há mais tempo, em todo o estado, sem registrar um caso de homicídio. O último foi em abril de 2010. Ou seja, são nada menos do que quatro anos sem um caso de assassinato – diz trecho da matéria publicada em junho deste ano, antes de homicídio ocorrido em Córrego da Prata.

O delegado de Polícia Civil na cidade, André Luiz Pinto Lourenço, que está há cinco anos no cargo, revela que uma de suas maiores dificuldades tem sido conscientizar as pessoas de que a aparente segurança não deve se transformar-se em desleixo, dando oportunidade aos ladrões.

– A criminalidade funciona como uma pirâmide. Se você consegue atuar na base, evita os crimes mais danosos. Eu estimulo a população a registrar casos de simples furtos ou de ameaças e agressões em casa. Isso pode, futuramente, vir a se tornar um homicídio. Há delegacias onde os policiais não gostam de fazer registro. Eu chamo todo mundo para documentar. É importante que o cidadão sinta a presença do Estado: você evita que as pessoas queiram fazer justiça com as próprias mãos – explicou o delegado.

Carmo teve, há pouco mais de um mês, uma grande operação contra o tráfico de drogas, que movimentou a cidade. Os acusados traziam principalmente cocaína de Nova Friburgo para vender na região e tinham um perfil voltado para o sustento do próprio vício.

A delegacia tem apertado o cerco a moradores de Carmo que emplacavam seus carros em Além Paraíba, cidade mineira vizinha. A vantagem é que, do lado de lá da divisa, os veículos não precisam de vistoria anual. Começaram a ser enquadrados em crime contra a ordem tributária e, atualmente, a grande maioria dos automóveis tem placa do próprio município fluminense.

O assassinato em Córrego da Prata quebrou um recorde no município de Carmo, que estava há muito tempo sem um assassinato. Nos últimos dias, um fato novo está chamando a atenção da população carmense: uma menina está desaparecida.

Durante encontro de prefeitos na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em Nova Friburgo, o prefeito da cidade, César Ladeira (PT), se orgulhou de sua cidade ser uma das mais tranquila do interior do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email