Carmo recebe lançamento do Programa Caminhos do Cuidado

No próximo dia 23 de janeiro, a cidade de Carmo vai sediar o lançamento oficial do Programa Caminhos do Cuidado na Região Serrana. O evento será realizado no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, a partir das 14 horas, e são esperadas presenças de autoridades de toda a região, além de representantes dos poderes estadual e federal.

O programa Caminhos do Cuidado é projeto da Casa Civil do Governo Federal que visa formar, em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica. Desta forma, será possível ampliar as possibilidades de atuação no acolhimento e escuta, trabalhando de forma preventiva e humana no tratamento destes problemas sociais. “O programa funciona no sentido de fazer o agente comunitário, que é o elo entre os programas governamentais e as famílias, levar informação para os núcleos familiares lidarem com estes problemas de álcool, drogas e o crack. Ele vai saber identificar, lidar e atingir as famílias com conhecimento, identificar as situações e prevenir na origem”, afirmou o secretário Geral de Carmo, Armando Monteiro.

O Ministério da Saúde pactuou a formação destes agentes com duas instituições de excelência no ensino, o GHC (Grupo Hospitalar Conceição) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Esta segunda será a responsável por ministrar o curso em Carmo, que será realizado em cinco aulas entre 24 de janeiro e 20 de fevereiro. Todas as cidades deverão ter turmas e Carmo será a primeira da região.

Os 38 agentes comunitários de saúde do município e três auxiliares de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão formados pelo projetoO curso terá carga horária de 60 horas, sendo 40 na modalidade presencial e 20 em aulas de campo. Com isto, o Caminhos do Cuidado capacitará profissionais que farão o trabalho de disseminação dos ensinamentos aprendidos nas aulas. “A gente espera aproveitar o que for passado para formar multiplicadores e desenvolver ações de prevenção neste tema de álcool, drogas e crack. As pessoas acham que o crack está longe, nos grandes centros, mas já é quase uma realidade nossa. É uma medida de prevenção mesmo, e o agente comunitário é a ligação da família com o governo, então ele pode trazer e levar informação”, disse a diretora da ESF, Maria Beatriz Costa.

A meta do Ministério da Saúde é formar 290.760 alunos até o final de 2014. O objetivo é apropriar-se da reforma psiquiátrica, da política de saúde mental, com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usarias de álcool e outras drogas.

Além disto, visa discutir e construir o papel dos agentes comunitários de saúde e dos auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica para o cuidado em saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email