Também participaram Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios e Paraíba do Sul
Carmo sediou a I Conferência Intermunicipal de Defesa Civil dos municípios de Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e da própria cidade sede. O evento foi realizado no dia 11 de março, no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, e contou com a presença do prefeito interino de Carmo, César Ladeira (PT); da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB); dos representantes de Defesa Civil dos cinco municípios, além de diversas outras autoridades.
Durante o evento, foi elaborado o relatório final da conferência. As principais resoluções são: a Defesa Civil deve ser tratada como tema transversal; a criação de núcleos de Defesa Civil deve ser obrigatória na gestão municipal; os temas de Defesa Civil devem ser inseridos na matriz curricular em todos os níveis educacionais e a União/Estado deve promover a efetiva formação de consórcios intermunicipais para atuar junto às defesas civis na elaboração e execução de projetos de recuperação e prevenção.
– O objetivo da conferência foi fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à defesa civil, tendo em vista os novos paradigmas de proteção estabelecidos pela Defesa Civil nacional. Isso significa que este órgão não deve atuar apenas como primeira resposta, englobando a prevenção e tornando os atos mais acessíveis à população – explicou o coordenador de Defesa Civil de Carmo, Sylvio Silva.
A I Conferência Intermunicipal de Defesa Civil elegeu 16 delegados que participarão da Conferência Estadual em abril, no Rio de Janeiro, quando sairão os nomes que irão para o encontro nacional, em Brasília.
No evento, em Carmo, foram escolhidos quatro representantes da sociedade civil; quatro do poder público e agentes de defesa civil; quatro dos conselhos de profissionais e políticas públicas, além de quatro da comunidade científica.
Carmo será representado no evento estadual pela secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leila Moreira. Como representante da comunidade científica, pela representante da sociedade civil, Priscilla da Silva Ferreira. Pelo coordenador de Defesa Civil de Carmo, Sylvio Silva, como representante do poder público e de agentes de defesa civil. E por Geison Ronan Santos Homem, representando os conselhos profissionais e de políticas públicas.