Carnaval de Cantagalo é no bloco

BLOCO ME LEVA – Fundado em 18 de novembro de 2005, no bairro Santo Antônio, o bloco Me Leva voltou a arrastar uma multidão de foliões para a avenida na segunda-feira de carnaval, 11 de fevereiro, após concentração no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira, no Centro da cidade.

Como acontece em todos os desfiles, o bloco levou para a passarela do samba um trio elétrico, tocando diversas baladas do momento, sua marchinha, axé e outros ritmos que embalam os foliões, que apenas vestem abadás. O resto fica por conta da alegria, disposição e do ritmo impresso pelo desenrolar do desfile. O fato é que o bloco, que costuma promover eventos o ano inteiro, consegue mexer com o público mais jovem e incendeia a avenida desde sua primeira aparição, no carnaval de 2006.

A segunda-feira de carnaval foi toda voltada à descontração, à alegria e à capacidade do Me Leva de contagiar quem está por perto, seja folião ou público. “Isto é inédito. É a primeira vez que um prefeito sobe no nosso trio elétrico trazendo o nosso troféu de participação no carnaval. Queremos agradecer muito ao prefeito Saulo Gouvea (PT), que foi um parceirão, e dizer que estamos muito felizes por essa parceria, que culminou neste grande sucesso do Me Leva, que conta, hoje, aqui, na passarela, com mais de 1,4 mil integrantes”, destacaram os diretores, enquanto recebiam o troféu de participação.

TRADIÇÃO FILHOS DO ÁLCOOL – A alegria do bloco Tradição Filhos do Álcool foi a atração do sábado de carnaval, 9 de fevereiro, em Cantagalo. O bloco desceu a avenida esquentando a passarela. Este ano, a agremiação completou 23 anos mostrando todo o seu entusiasmo de sempre e atraindo muitos jovens para a folia. Segundo a diretoria do bloco, foram cerca de mil foliões na avenida, marcando um histórico desfile, animado, como sempre, pela bateria, semelhante a uma escola de samba, e a tradicional marchinha do bloco, que é bastante animada e já velha conhecida do público em geral.

Um dos destaque da agremiação é que, apesar do nome, os organizadores sempre chamam a atenção para o fato de o bloco não fazer apologia ao álcool, pelo contrário, os foliões são sempre instruídos a beber com responsabilidade. E a fórmula funciona, pois o bloco desfila sem problemas e marcando apenas a alegria, a diversão.

O bloco, encerrando os desfiles de sábado, deu sinal verde para a abertura do baile popular na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, animado pela banda Perfil, que encerrou a noite, já na madrugada de domingo dia 10 de fevereiro.

 

Portela e Viradouro dão o tom e desfilam pelas ruas da cidade

Em grande estilo. Assim foi encerrada a fase de desfiles do carnaval 2013 em Cantagalo, na terça-feira, 12 de fevereiro. E o ponto alto do encerramento foi a participação da bateria e componentes da Portela, escola de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Antes, no domingo de carnaval, representantes da bateria da escola de samba Unidos do Viradouro, de Niterói, que está no Grupo de Acesso do carnaval carioca, foi a responsável por encerrar a noite de desfiles do domingo de carnaval.

Na última terça-feira, após as várias atrações na avenida, a noite de desfiles foi encerrada  com a participação de representantes da Portela, que empolgou a plateia e convidou foliões e público a descer para a avenida e a participar, mais de perto, da apresentação da escola, que esbanjou talento, samba e muita simpatia. Além da composição da bateria nota 10, que, no mesmo dia, havia ganhado, pela terceira vez, o prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, a escola trouxe passistas que deram um show em frente ao palanque oficial, onde a composição da escola de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, se concentrou para a maior parte da apresentação.

Recuada no mesmo local onde as escolas de samba da cidade utilizam, a bateria da Portela acompanhou as muitas nuances da apresentação, comandada por um intérprete que, além de cantar, sabe como envolver o público, estimulando a participação popular e das autoridades. E a Portela gostou de Cantagalo. Os integrantes revelaram terem observado, poucas vezes, tanta participação e com tanto respeito, sem invasão.

Já a Unidos do Viradouro, de Niterói, sambou na noite do dia 10, domingo. Vieram a bateria, com cerca de 20 componentes, além de intérprete, mulatas e passistas. Foi uma apresentação de mais de uma hora, sem preocupação com os amarramentos típicos dos regulamentos de desfiles. Ou seja, a composição desceu à vontade, mexeu com a plateia, sambou, cantou, deu o tom especial da sua presença e ainda abriu espaço para que o público também participasse, inclusive junto à bateria, dentro da avenida.

Além disso, a Viradouro também dedicou bom tempo da apresentação para marchinhas de carnaval, aqueles que estão na boca do povo e que fazem parte dos clássicos carnavalescos, que não morrem nunca.

A expectativa é que em 2014 a Mocidade Independente de Cantagalo, a Verde e Branca, e a Unidos de Cantagalo, a Vermelha e Branca, estejam presentes no carnaval de 2014.

Para o prefeito Saulo Gouvea (PT), foi um momento especial do carnaval da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email