A abertura do Carnaval de Macuco aconteceu com cortejo da banda Tradição Carnavalesca pelas ruas do Centro da cidade. O mestre João Batista e seus músicos, que também são integrantes da centenária Sociedade Musical São João Batista, encantaram o público com as famosas marchinhas de Carnaval, como ‘Cabeleira do Zezé’ e ‘Mamãe eu quero’. Após, quem entrou na avenida foi ‘Bloco Evangelístico Mocidade Dependentes do Céu’, da Igreja Evangélica Maranata.
E quem encerrou a primeira noite de festa foi a banda Toque Serrano, grupo musical de Nova Friburgo e conhecido na região, que embalou o público presente com músicas de samba e pagode, numa noite que atraiu muitas famílias para as ruas de Macuco.
DOMINGO – No domingo, o Carnaval em Macuco começou mais cedo. Às 17 horas, um animado banho de espuma refrescou crianças e adultos na praça, ao som da banda Tradição Carnavalesca. A banda, sob o comando do maestro João Batista, tocou marchinhas de Carnaval e animou a tarde da criançada. À noite, quem se apresentou no palco foi a banda Chapas do Brasil.
SEGUNDA-FEIRA – Na segunda, as festividades de Carnaval começaram com o desfile da Império do Samba, a Vermelha e Branca da Volta do Umbigo, que atraiu grande público para o Centro da cidade.
A escola fez um belo desfile compacto e a bateria encantou a todos na avenida. A noite de carnaval foi encerrada com show da banda Signus.
Na segunda à noite, após o desfile da Império do Samba, quem animou a noite foi o bloco Unidos da Reta, tradicional na cidade, e como considera o prefeito Félix Lengruber (PMDB), “um bloco com porte de escola de samba, pois tem bateria e passistas”.
A concentração aconteceu no próprio bairro e depois os integrantes vieram para a avenida principal da cidade para pular o Carnaval. O bloco, com o tema ‘Garra, Amor e União’ animou a noite de segunda. Logo após, quem encerrou a noite foi o show da banda Signus.
Raça Macucana encerra o Carnaval
Na terça, quem abrilhantou a noite foi a escola de samba Raça Macucana. Com a bateria show do puxador Tiago Pacheco, a escola levou passistas e muita animação para a Praça Professor João Brazil. Após o desfile, quem fechou com chave de ouro foi a banda Chapas do Brasil.
Para o prefeito Félix Lengruber, este foi um Carnaval modesto, para as famílias, mas dentro das possibilidades, pois, além da crise generalizada entre os municípios, Macuco, hoje, constrói um hospital.
– Hoje, enfrentamos uma das piores crises financeiras da década, e não é privilégio no nosso município, isso está afetando a todos. Em cidades com maiores recursos houve corte de investimentos, inclusive a capital. Tocamos uma obra de milhões em investimentos na construção e equipamentos do hospital municipal, que será referência na região. Durante minha campanha, disse que se fosse necessário cortar gastos com festas para construir um hospital, eu faria. Mesmo com todo esforço, a Prefeitura investe no Carnaval, shows, som, iluminação, trio elétrico, matinê, segurança e equipe de saúde, para fazer um Carnaval tranquilo e familiar. Sabemos que Carnaval é uma festa popular, mas realizamos anualmente o Festival de Folias de Reis, maior do estado, festa do padroeiro São João Batista, exposição, consciência negra, comemoração de emancipação. Por isso, mesmo com todas as dificuldades, realizamos todas as festividades do município e esperamos que a população entenda o esforço, para que este ano possamos entregar nosso tão sonhado hospital – encerrou.