O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Bráulio Rezende, pediu ao governador Luiz Fernando Pezão que analise a possibilidade de o Estado realizar obras de microdrenagem nas ruas próximas ao Rio Bengalas, especialmente no distrito de Conselheiro Paulino, que sofre com frequentes alagamentos. Ele enviou ofício a Pezão lembrando que, no distrito, a canalização e o alargamento do rio, em fase final de execução, significam um importante passo para livrar moradores e comerciantes das enchentes, mas podem ficar comprometidos se não for dada a devida atenção às galerias transversais à Avenida Governador Roberto Silveira.
Segundo Bráulio Rezende, as obras de canalização de rios, contenção de encostas, construção de pontes e casas populares, feitas pelo Governo do Estado em Nova Friburgo após a tragédia climática de 2011, contribuíram decisivamente para a recuperação do município. O presidente da CDL e do Sincomércio destacou, entretanto, que a falta de microdrenagem coloca em risco todo o trabalho desenvolvido até agora.
– A atuação do Estado demonstra apreço com nossa cidade e consideração e respeito com nosso povo. Mas temos que ficar atentos às galerias menores, que podem estragar as obras maiores – acentuou. Ele citou o distrito de Conselheiro Paulino como exemplo: apesar da importância e da enorme utilidade da obra principal no Rio Bengalas, qualquer chuva mais forte alaga casas e lojas comerciais, dadas as condições precárias das galerias localizadas no entorno.