A CEDAE está realizando uma série de melhorias em unidades nas regiões Serrana e Centro-Sul fluminense, com investimentos em novos equipamentos e na segurança operacional das instalações. A expectativa é de que as intervenções sejam concluídas em até três meses.
Em Sapucaia, a ETA que abastece o município está sendo totalmente revitalizada, com novas instalações elétricas; pintura geral; montagem do telhado; além de manutenção e recuperação de equipamentos. Também estão sendo reformadas as dependências da unidade.
As obras fazem parte de uma série de intervenções que a CEDAE vem realizando ao longo dos últimos meses para aprimorar o abastecimento naquele município. Dentre as ações já realizadas, destacam-se: o remanejamento da captação de água bruta do bairro Subúrbio para o Centro; a construção de nova captação e estação elevatória no distrito de Anta; e a construção de captação flutuante e elevatória em Jamapará, entre outras.
Bom Jardim também recebe obras da Companhia. A reforma é para ampliar a vazão da ETA local, de 22 litros/segundo para 25 litros/segundo. A intervenção é parte de um amplo programa que prevê a aquisição de uma nova ETA que irá duplicar a vazão atual. O projeto está em fase de elaboração, com previsão de início em 2020.
Outra ação é a instalação de novos equipamentos na ETA de Santa Maria Madalena, com a construção de tubulações que irão conectá-los à unidade de tratamento. O objetivo é oferecer um serviço ainda melhor à população local.