Cidades do estado ganham título de ‘capital’, conforme aptidões

Cantagalo poderia reivindicar o título de “Capital do Cimento”

Agora é lei. A cidade de Petrópolis é a Capital da Moda do estado do Rio de Janeiro. É o que garante a lei 6.294/12, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), publicada no Diário Oficial do Executivo do último dia 11 de julho. “Petrópolis é uma cidade elegante, onde o passado e o presente seguem entrelaçados”, afirma o parlamentar, ressaltando que o título pode trazer benefícios para a cidade. “Não se trata da concessão de algum incentivo fiscal, mas é um título que faz com que os olhos se voltem para a cidade e auxilia no marketing, na divulgação desta que é uma das principais atividades econômicas do município”, completa.

Segundo Luiz Paulo, locais como a Rua Teresa, Itaipava e Bingen já são referências do estado quando o assunto é o comércio e a produção de roupas. “Petrópolis, atualmente, conta com mais de 600 confecções, que geram, aproximadamente, 20 mil empregos decorrentes de todo o processo produtivo, que inclui a rede de distribuidores e de pontos de venda”, explica. O parlamentar frisa que o título de Capital da Moda pode trazer incremento para as vendas, aquecendo a economia local.

Petrópolis é a quinta cidade do estado a conquistar um título como este. A lei 5.698/10, de autoria do ex-deputado João Pedro, denomina Búzios como a Capital da Vela no estado, com vistas ao desenvolvimento do esporte. Já a lei 5.720/10, de autoria do ex-deputado Rogério Cabral, considera Nova Friburgo como a Capital da Moda Íntima, em referência à atividade econômica predominante na cidade. A lei 6.056/11 institui Rio das Ostras como a Capital do Jazz & Blues, e a lei 6.081/11 classifica Macaé como a Capital do Petróleo. As duas normas são de autoria do deputado Sabino (PSC). “Todos os anos, é realizado o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, evento que atrai turistas e movimenta a economia da cidade. O título dado pela lei facilita, por exemplo, a captação de patrocínios e a divulgação necessária para eventos como este”, pondera o parlamentar.

Atrás dessas novas leis, outras cidades poderão também pleitear títulos ligados às suas vocações turísticas e econômicas. Cantagalo, por exemplo, poderia se transformar em Capital do Cimento, pois os três maiores produtores de cimento do País – Lafarge, Holcim e Votorantim  – estão no município, que é responsável por 8% da produção nacional e abastece 72% do estado do Rio, segundo a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email