Cinco bolsas de sangue desapareceram do Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo. O furto foi identificado por funcionários do Hemocentro de Nova Friburgo, que atende a 13 municípios das regiões Serrana e Noroeste. Eles faziam um levantamento no estoque quando descobriram que as cinco bolsas de sangue haviam desaparecido. Quatro delas são de sangue tipo “O” positivo, que não passou por exame. O caso foi registrado na polícia e a Secretaria de Saúde abriu um procedimento interno para apurar a responsabilidade pelo sumiço das bolsas de sangue do estoque.
O secretário de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares, confirmou à rede de televisão InterTV que o desaparecimento das bolsas de sangue foi identificado na quinta-feira e imediatamente foi feito o registro na 151ª DP (Nova Friburgo). Ele disse que comunicou à Promotoria de Friburgo, que abriu processo administrativo.
Ele acredita que as bolsas possam ter sido desviadas para outros centros ou hospitais interessados. “Ou até para uma clínica clandestina para atender a pessoas escusas. Mas o fato é que algumas dessas bolsas não sofreram testes. Esse sangue, inclusive, pode estar infectado com alguma doença”, disse.
Os funcionários identificaram o desaparecimento das bolsas na quinta-feira, mas não sabem quando elas foram furtadas. “As bolsas são rigorosamente controladas. Existe uma numeração e uma etiquetação e isso é armazenado no hemocentro. No manuseio diário é feita essa contagem. Nós não sabemos precisar em qual dia isso ocorreu”, disse o secretário.