O vereador Ciro Fernandes (PR), de Cantagalo, tem apresentado diversas indicações na Câmara Municipal de Cantagalo. A indicação número 006/2011 propõe cadastrar todos os residentes no município de Cantagalo que são acometidos com doenças crônicas.
Segundo o vereador, a indicação tem como objetivo manter atualizada a lista de pessoas acometidas por doenças crônicas, como diabetes, reumatismo, hipertensão arterial, câncer, tuberculose, cardiopatias, problemas de coluna, nefrite, insuficiência renal crônica, epilepsia, Parkinson, entre outros, e que fazem uso, diariamente, de medicamentos adquiridos pelo Poder Público, para que eles recebam os medicamentos necessários em suas residências.
Ciro Fernandes acredita que este cadastro irá proporcionar uma maior comodidade aos pacientes e seus familiares.
Na indicação nº 003/2011, o parlamentar demonstra preocupação com as condições das ambulâncias do Hospital de Cantagalo, no que se refere a transporte de pacientes graves. O vereador está solicitando da Prefeitura que as ambulâncias do Hospital de Cantagalo, utilizadas nas transferências de pacientes para outros centros, sejam devidamente equipadas.
– É imprescindível que tais veículos sejam providos de recursos, como desfibrilador cardíaco, bird, oxímetro, maleta com medicação e material para ressuscitação cardiorrespiratória, incubadora para transporte de recém-nascidos de alto risco. Esses recursos representam o necessário para que um paciente em estado grave seja transportado em condições seguras até outra unidade de tratamento. Inclusive, durante o traslado, é indispensável a presença de um médico e enfermeiro habilitados para manusear os equipamentos com êxito – argumenta Ciro Fernandes.
Já na indicação de número 017/2011, Ciro Fernandes apresentou proposição à Prefeitura solicitando que o projeto de lei nº 045/2011, de autoria do Executivo, seja revisto, pois a proposta visa adequar o Fundo Municipal de Saúde (FMS) e o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) em sua estrutura organizacional, visando definir os setores e suas respectivas funções, dotando as chefias e suas responsabilidades junto ao Tribunal de Contas, destacando três funções gratificadas para o Fundo Municipal de Saúde e três para o Fundo Municipal de Assistência Social, deixando de considerar os demais fundos municipais e não abrangendo toda estrutura funcional que compõem os respectivos fundos municipais.
– Somos sabedores que os recursos dos fundos municipais, independentemente do montante mantido em contas bancárias específicas, integram a prestação de contas que o município envia ao Tribunal de Contas através dos servidores que desempenham as funções nas estruturas administrativas dos fundos municipais, não havendo, portanto, diferenciação de um fundo municipal para o outro – afirma o vereador, que garante estar bastante atuante no seu mandato.
Para o parlamentar, antes de mais nada, seu compromisso é com a população de Cantagalo, que o elegeu em 2008, quando ganhou o seu primeiro mandato no Poder Legislativo do município. No primeiro biênio do mandato – 2009/2010 -, Ciro Fernandes também presidiu a Câmara Municipal de Cantagalo. Na época, também defendeu que fosse feito um trabalho para construção de uma nova sede para o Legislativo e que o atual prédio, que data do século XIX, fosse transformado numa espécie de museu.