Investimento é de R$ 13 milhões. Negociação foi diretamente com a Triumph Internacional
Um dia histórico para o ensino superior em Nova Friburgo: no último dia 24 de março, o Governo do Estado sacramentou a compra de parte da Fábrica Filó, na Vila Amélia, para que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) consolide, definitivamente, a área, de aproximadamente 15 mil metros quadrados (quatro prédios), como sede do Instituto Politécnico de Nova Friburgo. O imóvel foi adquirido por R$ 13 milhões.
– A Uerj recebe uma sede própria no nosso município e nós podemos começar a sonhar com a possibilidade concreta da implantação de novos cursos na universidade pública em Nova Friburgo – destacou o prefeito Rogério Cabral (PSD) em discurso no Salão Verde do Palácio Guanabara, onde foi realizada a solenidade de assinatura da escritura de transferência do imóvel.
Dezenas de universitários, professores, funcionários e diretores do campus friburguense prestigiaram o evento de assinatura do contrato, cujos principais personagens foram o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e Ricardo Vieiralves, reitor da Uerj.
O Governo do Estado negociou diretamente com a Triumph Internacional a aquisição de parte das instalações da tradicional Fábrica Filó. Sem impactos na capacidade produtiva da fábrica, a Triumph terá que desocupar, em aproximadamente 12 meses, uma área que inclui a atual instalação que o IPRJ (Instituto Politécnico do Rio de Janeiro), que ocupa desde 2012, mais dois prédios e o estacionamento na entrada, para que a universidade consolide o local como sede definitiva do instituto.
A instituição alugou o espaço em 2012, após o evento climático que interditou o acesso ao antigo campus na Fundação Getúlio Vargas (antigo Parque da Cascata), já visando sua compra definitiva.
O IPRJ foi criado há mais de 20 anos com o objetivo de interiorizar a pesquisa tecnológica e reduzir a distância entre a universidade e a indústria. Atualmente, oferece os cursos de graduação em engenharia de computação e engenharia mecânica e de pós-graduação em ciência e tecnologia de materiais e modelagem computacional. Na graduação, são cerca de 600 alunos e aproximadamente 100 na pós-graduação.
CONSOLIDAÇÃO – A parceria entre os governos estadual e municipal foi imprescindível na compra de parte do imóvel da Fábrica Filó.
Antes de acertar o negócio, o prefeito Rogério Cabral já havia sido recebido pelos professores Francisco Moura e Ivan Bastos, respectivamente, diretor e vice-diretor do campus da Uerj de Nova Friburgo, e ainda pelo coordenador de projetos e extensão da unidade, Marcelo Verly.
– Fico muito feliz em perceber os avanços que a Uerj vem obtendo em Nova Friburgo, mesmo após a grande crise que passou no início de 2011, a exemplo de toda cidade. Profissionais altamente qualificados, laboratórios de última geração e centenas de alunos compõem atualmente essa instituição, que é de grande orgulho para todos os friburguenses. Fizemos o que estava ao nosso alcance junto ao Governo do Estado para consolidar as novas instalações através da aquisição definitiva do espaço, bem como apoiarei integralmente a proposta de expansão apresentada pela direção do campus local. Isso significará mais desenvolvimento para Friburgo, que é o que todos queremos – destacou o prefeito Rogério Cabral.