Com Pelé e Garrincha seleção treinou para Copa de 1962 em Friburgo

Time ficou hospedado no Hotel Sans Souci

Na preparação para a conquista do Mundial do Chile, em 1962, a seleção de Garrincha, Pelé, Didi, Nilton Santos e outros craques se concentrou em Nova Friburgo, cidade colonizada por imigrantes suíços e alemães e com temperaturas semelhantes às chilenas. A concentração foi no hotel friburguense Sans Souci, mesmo nome do palácio alemão de belos gramados em Berlim, na Alemanha. Na chegada à cidade, no dia 9 de abril, os jogadores foram recebidos com aplausos pelos moradores durante desfile do ônibus que levava o grupo.

Nova Friburgo foi a segunda etapa do treinamento dos jogadores para a Copa no Chile – a primeira havia sido realizada na também serrana Campos do Jordão, em São Paulo. Durante os dez dias na cidade, os jogadores cumpriram uma rotina de exames médicos, treinos físicos, táticos e coletivos no campo do Fluminense de Friburgo. Nos momentos de folga, a antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF – Confederação Brasileira de Futebol) selecionou filmes de bang-bang, preferidos dos atletas, para exibir no hotel Sans Souci.

Para assistir à seleção mais de perto, o torcedor tinha que pagar. Com as arquibancadas de madeira e laterais do campo do Fluminense local superlotadas, os dois coletivos dos “scratchmen” brasileiros na cidade tiveram ingressos vendidos pela CBD. No primeiro, realizado à noite, o treino terminou 3 a 1 para o time amarelo, titular, com gols de Garrincha, Pepe e Zequinha, descontando Quarentinha para a equipe azul. Os locutores das rádios trabalharam em cabines improvisadas, no alto de um palanque, e os repórteres se sentavam na grama molhada para acompanhar o treino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email