Os membros da Comissão Intermunicipal da Representação Regional da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para Cordeiro, Cantagalo e Macuco, em reunião no último dia 7, indicaram o nome do novo coordenador das atividades e demandas junto às empresas da região.
Mauro Alvim Filho foi indicado por Fabiane Esteves, que deixa o cargo de coordenadora ainda este mês. Ele recebeu aprovação da presidente da Representação Regional Cento-Norte Fluminense da Firjan, Nelci Loyola Porto. A decisão foi comunicada pelo gerente da regional da Firjan, Carlos Pinheiro, em nome da presidente.
A posse está programada para a próxima reunião da comissão, ainda no mês de abril. Para o novo coordenador, é importante que a união dos empresários da região seja mantida. “Pelo que eu percebi, depois da comissão, as empresas estão mais unidas. Da mesma maneira que nós compartilhamos as ferramentas das empresas, unindo a região, conseguiremos fazer muito mais”, comenta, animado.
Uma das funções da comissão da Firjan é levar aos empresários do interior as diversas ações de fomento e incentivo à indústria. Partindo desse princípio, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foi convidado para participar da reunião e apresentou dois relevantes programas: o Sebrae no Pódio e o Sebraetec.
O primeiro é uma parceria entre a instituição e o Comitê Olímpico Rio 2016 e tem como objetivo mobilizar e capacitar as micro e pequenas empresas para serem possíveis fornecedoras de produtos e serviços nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para o representante do Sebrae, Tiago Schott, os benefícios podem extrapolar o período dos jogos e é importante haver o interesse do empresariado. “Estamos tendo uma oportunidade inovadora, mas dependemos da adesão dos empresários”, pontuou.
Já o programa de Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec) funciona como um instrumento do Sebrae que permite às empresas de qualquer setor econômico o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações nas empresas e mercados. O Sebraetec oferece um subsídio de 80% do valor do serviço realizado através de consultores credenciados na instituição, restando somente 20% de contrapartida das empresas.
Estiveram participando da reunião da comissão em Cordeiro representantes das empresas Altec Industrial, Holcim, Induscon, Mecânica Santa Luzia e Marvin. A próxima reunião da Comissão Intermunicipal poderá ser realizada no município de Cantagalo, já que o novo coordenador pretende realizar os encontros nas três cidades participantes da comissão.
Ao final do encontro, o gerente da Firjan, Carlos Pinheiro disse que as demandas têm que ser definidas pelos membros da comissão, conclamando os empresários a participar das reuniões realizadas pela comissão.