‘Como filho de Cordeiro, é grande orgulho estar à frente da administração pública’

Entrevistado: Leandro Monteiro – Prefeito de Cordeiro

O jovem empresário Leandro Monteiro assumiu a Prefeitura de Cordeiro no primeiro dia de Carnaval deste ano, com o afastamento do titular da pasta, pela Câmara de Vereadores. Nesta entrevista exclusiva, ele fala como encontrou a Prefeitura e a organização da Exposição Agropecuária deste ano.
Jornal da Região (JR) – Quando, como e por que entrou na política?
Leandro Monteiro (LM) – Eu já participo da política desde 1988, quando meu pai, Tião Despachante, veio candidato a vereador pela primeira vez. Daí em diante, sempre participei de coordenação de campanhas, até que, na eleição de 2008, já pensava em ser candidato, inclusive meu nome já era cogitado para compor uma chapa majoritária, porém a oportunidade só veio a aparecer na última eleição. 
JR – Como encontrou a Prefeitura quando assumiu o cargo de chefe do Executivo?
LM – Infelizmente, muito desorganizada: contratos pendente de pagamento, contas atrasadas, como telefone e energia elétrica, aluguéis sociais atrasados há três meses, frota de veículos sucateada, exames sem marcação desde o início do ano, etc. Realmente, uma situação calamitosa, sem falar no Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) com nove itens em exigência. Atualmente, só restam dois para regularizar.
JR – Como é ser prefeito do município de Cordeiro?
LM – Para mim, é uma honra, é o município onde nasci, cresci, formei minha família e dei continuidade ao trabalho de meu pai, de onde nos sustentou. Porém, como todo município do interior, é um grande desafio e, se não fossem as parcerias com os governos federal e estadual, pouca coisa conseguiríamos realizar. 
JR – Qual foi o critério para a escolha do secretariado?
LM – O critério foi colocar pessoas técnicas e de conhecimento em administração pública. Não houve, em momento algum, influência externa nestas escolhas. 
JR – Um resumo das principais dificuldades encontradas à frente do Executivo durante estes quatro meses de administração.
LM – Vou resumir: resgatar a credibilidade do município e a autoestima dos funcionários, os servidores municipais. 
JR – Já participou de algumas reuniões na Câmara Municipal. Fale sobre o relacionamento do Executivo com os vereadores.
LM – Existe um canal muito bom de relacionamento com o Legislativo. Só tenho a agradecer aos vereadores, pois eles estão realmente preocupados com a situação de Cordeiro e vêm colaborando para que possamos acertar. Todos queremos o melhor para a população. 
JR – Como tem sido o relacionamento com o Governo do Estado? Já recebeu alguns recursos para sua administração?
LM – O relacionamento está começando agora, mas, desde minha posse, tive a garantia do governador Luiz Fernando Pezão de sua ajuda para Cordeiro, exemplo disso tem sido nossas conquistas nestes quatro meses de mandato.
JR – Como está conseguindo realizar a exposição deste ano? Terá patrocínio estadual?
LM – A exposição é o grande cartão de Cordeiro, como o grande orgulho de nós, cordeirenses. Sua realização está ocorrendo, pois, desde a minha posse, foi prioridade organizar uma bela exposição. Todos os secretários entenderam minha proposta e assim estamos fazendo tudo da forma mais segura e transparente. O Governo do Estado irá participar sim, como vem participando de todas as edições da Expo Cordeiro. 
JR – Quais as principais atrações da exposição deste ano?
LM – Teremos várias atrações. A principal delas é o resgate da própria exposição, retornando para os nove dias e, também, no grande número de animais e raças de bovinos e equinos participantes. A Tenda Cultural será toda repaginada, ganhando novo local e novas atrações. Também teremos a Tenda Literária, numa situação diferenciada, concurso leiteiro, uma iluminação toda especial, com quase 150 refletores instalados em todo o parque, sem falar nos shows, que trarão um público diferenciado ao município.
JR – Uma mensagem ao povo cordeirense.
LM – Quero dizer que, para mim, como filho de Cordeiro, é grande orgulho estar à frente da administração pública. Gosto de desafios, pois os tive em toda a minha vida, e farei o melhor para a população. Conto com todos, como todos podem contar comigo. Cordeiro está, há muito, paralisado. Vamos, juntos, reconstruir e avançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email