Companheiro de Lula, Piauí enaltece sua importância e defende Dilma

Morador de Boa Sorte já trabalhou em São Paulo e participou da fundação do PT

Um ex-funcionário de fábrica de cimento, José Borges Ferreira, mais conhecido como Piauí, morador de Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, conta um pouco da experiência de ter conhecido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de sua carreira na vida sindical.

– Conheci Lula em 1979, em São Paulo, através do sindicato dos trabalhadores que ele presidia. Eu me filiei ao sindicato e nas reuniões que ele presidia eu o conheci pessoalmente – informa Piauí.

Piauí trabalhava numa fábrica de cimento no estado de São Paulo e Lula era torneiro mecânico na empresa Aços Pilares, mas nunca trabalharam juntos. Mas, segundo Piauí, Lula, depois que assumiu o sindicato, deixou de trabalhar na metalurgia, dedicando-se somente ao sindicato.

– Eu assinei para ajudar o Partido dos Trabalhadores. Quando Lula foi para a Alemanha, a convite de uma entidade de lá, ele voltou com a ideia de criar um partido no país. Ele colocou a mulher dele, Marisa, para pegar assinaturas para a criação do partido. Uma daquelas assinaturas para a criação do partido é minha. Deve estar no arquivo do sindicato em São Bernardo de Campo – garante.

O sindicalista conta que a esposa de Lula, Marisa, andava com um carrinho indo ao mercado e a outros lugares com a prancheta pegando assinaturas para criar o partido. Inclusive, ele cita que a criança que era pequena na época era o Lulinha. Isto teria ocorrido em novembro de 1979.

Na avaliação sobre a real situação do país, Piauí analisa como a não aceitação da classe mais elitizada. “Isto tem história de mais de 100 anos. Isto é injúria e a própria mídia. Ninguém aceitava que Lula fosse presidente. Ele foi na marra, contra tudo e contra todos. Ele era pobre. Presidiu o Brasil com competência. Graças a Deus tivemos o Lula como presidente para melhorar o país”, entusiama José Borges Ferreira. 

Quanto à presidente Dilma Rousseff, Piauí diz que não é como Lula, mas o Brasil, vai superar todas as dificuldades. 

– Ela é boa, mas não tem o pulso de Lula. Mas taí, o Brasil hoje é o que é graças ao PT. O PT é manchete em todo o país. Conheceu a grande administração que PT fez no país. “O pobre voltou a comer, voltou a ter carro, a ter televisão, voltou a ter direito a faculdade, o preto voltou a ter direito a faculdade. O PT criou. Muita gente acha que não é verdade, mas eu sei, pois fiz parte do partido, e ele fez tudo isso – justifica.

José Borges Ferreira acredita que Dilma será afastada por 180 dias, mas voltará ao cargo, pois não tem nada provado contra ela. Quanto a Lula, ele acredita que voltará em 2018, “mais forte do que nunca”. Piauí foi diretor do Sindicato da Construção Civil  das fábricas de Cimento em Cantagalo e candidato a vice-prefeito em Cantagalo, em 1989, pelo Partido dos Trabalhadores, com Ubirajara Bello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email