Comunidade será treinada para receber turistas nos ‘Caminhos do Imperador’

Um grupo de 50 pessoas participou de uma reunião em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, onde foi apresentado, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o treinamento para receber turistas, dentro do projeto ‘Caminhos do Imperador’, desenvolvido e apoiado pela empresa Almek Center.

A gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp, explicou a participação da entidade no projeto e a importância da comunidade nas realizações das atividades. “O Sebrae atende a 12 municípios da região. Estamos desenvolvendo o projeto de turismo rural em Trajano de Moraes e, agora, em Cantagalo, em Boa Sorte”, disse.

A consultora de turismo, Jane Mary, deu os detalhes das principais fases do treinamento que será desenvolvido em Boa Sorte, até dezembro deste ano. “Já temos 18 pessoas inscritas para participar do treinamento. Iniciaremos a partir de agosto, com cursos ligados a artesanato, comidas e atendimento aos turistas”, informou a consultora, que citou o case de sucesso da Fazenda Olaria, em Barra dos Passos, em de Trajano.

Já o empresário Mesak Gualberto do Couto, entusiasta e idealizador do projeto de turismo rural, garante que, dentro de cinco anos, no máximo, acredita ver Boa Sorte recebendo muitos turistas. “Temos muito potencial para receber turistas. Temos atrações ecológicas, o turismo de aventura e um potencial histórico e cultural muito grande. Nós precisamos conhecer esta bela história, que, talvez, ainda não conheçamos”, conclama o empresário, pedindo a população do próprio distrito e também de Cantagalo que organize grupos agendados para visitar o projeto ‘Caminhos do Imperador’. O Sebrae levou para participar do evento em Boa Sorte depoimentos de duas pessoas do projeto de turismo rural que está sendo implantado no município de Trajano de Moraes: o proprietário da Fazenda Olaria, Cláudio Moraes, e Eliete Moraes dos Santos, dona de um restaurante em Barra dos Passos.

Cláudio Moraes contou o início do projeto na Fazenda Olaria, que criou um museu no local. “Já estamos recebendo turistas e, nos próximos dias, a Conferência Municipal de Saúde de Trajano de Moraes será realizado na Fazenda Olaria, por decisão dos conselheiros, que, antes, fizeram uma visita ao local, e gostaram da região”, garantiu.

Além de produzir leite, a Fazenda Olaria produz mel de abelha. Quando os turistas visitam o local, têm a oportunidade passar um dia inteiro, comendo frutas naturais, com uma refeição de comida caseira e ainda comprar doces fabricados no próprio local.

A dona de um restaurante em Barra dos Passos, Eliete Moraes dos Santos, deu seu depoimento contando sua experiência na atividade. “Fiz a adaptação de um espaço em minha casa para fazer o restaurante. Depois do treinamento do Sebrae, aprendi muita coisa que coloquei em prática. Já estou há dois meses com o restaurante e tenho recebido elogios à minha comida”, afirmou feliz com o sucesso. Os secretários municipais de Turismo, Raphael Jevaux, e de Cultura, Cristiane Robadey, também participaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email