Com a medida, cidade passa a contar com 65% do esgoto tratado
Uma festa azul e branca, nas cores da Águas de Nova Friburgo. Assim, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Centro da cidade foi inaugurada no último dia 13 de julho, no Vale do Sol, em Duas Pedras.
Nem a chuva e o vento fortes da noite anterior conseguiram tirar o brilho do evento, que reuniu cerca de 200 pessoas: o superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal; o diretor do Grupo Águas do Brasil, Carlos Henrique Cruz Lima; o diretor Alexandre Bianchini, da mais nova concessão do grupo, a Manaus Ambiental; representando o prefeito de Nova Friburgo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo de Vries; o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Freimann; do Sanatório Naval, o capitão Coelho; o diretor da Candido Mendes, Roosevelt Concy; representando o juiz da 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, o escrivão da Vara Criminal, Otávio Portela e o seu filho, o advogado Jonathas Portela; autoridades, empresários, toda a imprensa friburguense, colaboradores da Águas de Nova Friburgo e, como não podia deixar de ser, a comunidade do Vale do Sol.
Vitória de parceria, o superintendente da Águas de Nova Friburgo, diretores do Grupo Águas do Brasil e o secretário municipal de Meio Ambiente, descerram a placa inaugural da ETE Centro.
As tendas brancas e as bolas nas cores da Águas de Nova Friburgo tomaram o espaço onde foi construída sua terceira e maior estação de tratamento de esgoto, no Vale do Sol, na Rua Terenciano Bini, e onde foi servido o coquetel regado a salgados, frios, escondidinhos de carne seca, porções de escalopinho com arroz e massas, tudo muito bem servido pelo Buffet Natureza. Nos portões, colaboradores da concessionária recebiam os convidados que ganhavam de brinde, sacola ecológica, lixeira de TNT para carros e um bloco com caneta.
A chuva que caiu no fim da noite anterior e o vento forte derrubaram parte da decoração da festa. Mas os colaboradores da Águas de Nova Friburgo não se intimidaram com a força da natureza e refizeram tudo a tempo. Uma demonstração do trabalho em equipe que tem sido a marca da empresa desde que chegou a Nova Friburgo, em 2009.
O mestre de cerimônias, o apresentador do SBT Paulo Carvalho, fez as honras da casa e lembrou como “os homens de azul” têm sido fortes nas horas difíceis da cidade, como na tragédia de 2011, e nos momentos de alegria, como no dia de hoje. Ao discursar, o superintendente Christian Portugal agradeceu primeiramente aos colaboradores da empresa.
– A ETE Centro lança nossa cidade à posição de mais absoluto destaque no cenário nacional de saneamento. Juntas, a nova unidade, a ETE Olaria e a ETE Campo do Coelho tratarão 65% do esgoto coletado, índice superior à média brasileira de 39%, divulgada pelo Ministério das Cidades. É um trabalho de equipe esta vitória e, primeiramente, eu quero agradecer aos funcionários, com carinho especial à equipe de engenharia e fiscalização de obras, que trabalhou incessantemente – disse.
Christian Portugal agradeceu, ainda, à Prefeitura de Nova Friburgo, representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo de Vries e à Amae (Agência Municipal de Água e Esgoto). “A Prefeitura nos deu apoio incondicional sem jamais se abster do seu papel de reguladora e fiscalizadora do patrimônio da cidade”, acrescentou. E, depois de exibir um vídeo sobre o tratamento de esgoto na estação, passou a palavra aos amigos e diretores do grupo, Carlos Henrique e Alexandre Bianchini.
– Ao descer a Serra, eu me senti em casa novamente. Tenho orgulho de ter passado o cargo para Christian Portugal e ver tudo o que ele e a equipe de colaboradores fizeram aqui em Nova Friburgo – disse o diretor da Manaus Ambiental, Alexandre Bianchini.
O diretor do Grupo Águas do Brasil, Carlos Henrique, afirmou que os acionistas farão de tudo para ajudar a Águas de Nova Friburgo a cumprir o cronograma de obras e, até 2013, 90% do esgoto coletado será tratado. Ele lembrou, ainda, que esteve na Europa e viu, de perto, na maior feira de saneamento, em Munique, que a tecnologia de ponta é a mesma que as estações de tratamento em Nova Friburgo utilizam.
Para encerrar a cerimônia oficial, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo de Vries, e o superintendente Christian Portugal, acompanhados dos diretores do grupo, Alexandre Bianchini e Carlos Henrique, descerraram a placa inaugural da ETE Centro. Em seguida, todos foram convidados para o coquetel, que marcou uma nova etapa no desenvolvimento da cidade.
Privilégio – Os dados deixam Nova Friburgo numa situação de destaque em obras de implementação do sistema de esgotamento sanitário. Com a construção da ETE Conselheiro, ETE Ponte da Saudade, ETE Córrego Dantas e ETE Cônego, a empresa prevê que mais de 90% do esgoto coletado receberão tratamento adequado até o fim de 2013. Serão construídos 47 quilômetros de interceptores e as seis ETEs tratarão, juntas, mais de um bilhão de litros de esgoto por mês.
Segundo o superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal, a empresa se orgulha de cumprir as metas da concessão e colocar a cidade no ranking positivo quando o assunto é saneamento. “Apenas 51% da população brasileira tem algum tipo de serviço de esgotamento sanitário e Nova Friburgo estará entre as poucas cidades do País com situação diferenciada”, disse o superintendente.
– A ETE Centro marca uma nova fase para uma cidade, que não se abateu com a tragédia das chuvas e se refez. A Águas de Nova Friburgo continua trabalhando para honrar os compromissos com a comunidade e contribuir com a melhoria de qualidade de vida na cidade. O meio ambiente agradece – finalizou o superintendente da concessionária, Christian Portugal.