Confecções: setor cresce a cada dia

A mão de obra qualificada sempre foi uma das grandes carências das confecções. Por causa disso, a Prefeitura de Cordeiro investe em cursos de capacitação. São cursos de costura para moda íntima, que, no ano passado, formaram cerca de 240 pessoas. Atualmente, são 40 novos qualificados a cada trimestre, numa parceria da qual também participa a Secretaria de Assistência Social. Aos sábados, também há o curso de modelagem, ministrado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Nesses cursos, são mais 60 alunos em treinamento e outros 300 na fila de espera, conforme dados fornecidos pelo subsecretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Melhorance.

Para o subsecretário, Cordeiro ainda tem espaço para mais confecções. “Estamos abertos a novas propostas, pois o município continua recebendo empresas de fora, tanto de moda íntima quanto de moda plana”, afirma Melhorance. Em moda plana, o mercado é bastante promissor e tem recebido empresas que apostam nesse nicho, caso da Davisa Confecções, que trabalha com moda feminina há mais de um ano na cidade.

A Prefeitura também fez uma pesquisa para catalogar todas as confecções no município e, ainda, tornar formais as clandestinas, o chamado “fundo de quintal”. Foi um ano de trabalho para o cadastramento de 87 confecções, incluindo as informais.

Cordeiro chega aos 68 anos com, praticamente, nenhuma confecção informal, pois tem realizado um trabalho de conscientização, aliado às facilidades oferecidas pela nova legislação para que as empresas busquem a legalização, com a maioria se tornando microempreendedores individuais.

Dentro da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Cordeiro (Aciacor) já está funcionando a ‘Sala do Empreendedor’, onde informações são oferecidas, além de toda estrutura necessária para facilitar a vida de quem tem um negócio e precisa se legalizar. O espaço conta com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email