Evento reuniu diretores, que discutiram uma maior união desses veículos no Rio de Janeiro
Mesmo com a ausência das autoridades convidadas e que confirmaram presença, mas não compareceram, mais de 50 jornais do estado do Rio de Janeiro participaram do III Congresso Nacional de Jornais do Interior e o XIV Congresso de Diretores de Jornais do Interior, realizado em Armação dos Búzios, no Rio Búzios Hotel, no período de 8 a 10 de novembro, alcançando seus objetivos.
Participaram, também, diretores de jornais do interior de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe. Da abertura, participaram os deputados federais Adrian Mussi (PMDB) e Otávio Leite (PSDB), além da vereadora de Búzios, Joice Costa (PSDB).
O fortalecimento da Adjori Brasil (Associação dos Diretores de Jornais do Interior), a partir do fortalecimento das Adjoris estaduais e de seus associados, foi a tônica do pronunciamento do presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi.
Um dos temas recorrentes durante o encontro foi o temor de que as redes sociais pudessem representar uma ameaça ao crescimento dos jornais do interior. O presidente da Adjori de São Paulo, Carlos Balladas, afirmou que o papel (jornais impressos) ainda é fundamental, apesar do avanço da internet como fonte de informação. “Estamos trabalhando com gerações que ainda lidam com papel, têm a cultura do papel, acessam muito pouco ou nada na internet”, disse.
Já o presidente da Adjori-RJ, Paulo César Caldeira, afirmou que “a importância dos jornais do interior é decisiva para a democracia”. O evento serviu, também, para que a associação apresentasse seu site. O vice-presidente da Adjori-RJ, Pablo Sérgio, apresentou o projeto do site, que terá toda informação dos jornais associados à entidade.
O editor e jornalista Célio Figueiredo, participou do congresso representando o JORNAL DA REGIÃO. “O encontro deu oportunidade para trocar experiências com outros colegas e trazer novidades para o jornal”, disse.