A reunião mensal do Conselho da Moda, que ocorreu no último dia 10 de outubro, na Representação Regional da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), abordou o tema sustentabilidade nas empresas. Há 10 anos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investiu no setor de moda íntima da região, com o objetivo de incentivar o crescimento regional. Devido ao sucesso do Arranjo Produtivo Local (APL), que hoje é referência no país, o banco resolveu investir novamente, agora no quesito sustentabilidade.
O ‘Projeto Gestão Sustentável para a Competitividade’ nasceu de uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o BID e deverá ser aplicado a 30 empresas do setor de moda íntima da região já cadastradas. O objetivo é aumentar a capacidade competitiva de micro e pequenas empresas, ao contribuir com a melhoria da qualidade nas condições de trabalho e de gestão, por meio de capacitações, consultorias e workshops em áreas estratégicas para as empresas.
Durante a reunião, foi apresentada uma análise, desenvolvida com base nos questionários respondidos pelas empresas, bem como entrevista com o sindicato e a governança do APL, gerando um diagnóstico que se propõe a tirar uma fotografia da situação atual.