Escolhido por unanimidade como novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-SERRA), em eleição realizada recentemente, o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, de imediato convocou a primeira reunião da nova diretoria, que aconteceu em sua cidade, nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
Durante a reunião no Centro Cultural Ione Pecly, Luciano informou que só aceitou a missão de comandar a presidência por acreditar no potencial dos municípios e na capacitação de seus gestores. Contudo, pediu a união dos componentes e o comparecimento às reuniões para que haja uma maior interação e dinamismo do grupo.
Único prefeito presente ao encontro além do presidente, Mauro Soares, de Cachoeiras de Macacu, reforçou o pedido do novo líder do CIS-SERRA, relatando ser fundamental para o futuro da entidade a participação de todos os integrantes. Nesse contexto, defendeu a deliberação de um quórum mínimo para os próximos encontros.
Em seguida, o advogado Elomar Guerra fez explanação sobre a importância do consórcio, afirmando que através dele é possível facilitar a atuação dos municípios junto às esferas maiores de governo, inclusive porque unidos eles aumentam as possibilidades de respostas positivas às proposições que redundem em benefícios da coletividade, bem como a garantia de descentralização dos serviços e o ganho de escala.
Outra abordagem foi a eleição do Conselho Técnico, que terá como presidente Vânia Huguenin e vice-presidente Antonio Henrique da Rosa, secretários de Saúde de Cordeiro e Teresópolis, respectivamente. Também ficou acertada a formação do Conselho Fiscal. Os titulares serão Petrópolis, Trajano de Moraes e Teresópolis, permanecendo Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Cachoeiras como suplentes.
Nomeado como secretário Executivo do CIS-SERRA, Felipe Araújo informou que cada município consorciado deverá encaminhar suas prioridades primárias ao consórcio. Também ficou definida a data do próximo encontro, que acontecerá no próprio Centro Cultural Ione Pecly, em Cordeiro, dia 9 de dezembro, às 10 horas.