Em Nova Friburgo, a consultora participou de reuniões com agricultores das comunidades de Florândia da Serra, Serra Nova (microbacia Barracão dos Mendes), Campo do Coelho (microbacia Conquista) e também de um encontro com o presidente do Sindicato Rural de Sumidouro, Edalberto Santos. Houve, ainda, uma visita à Cooperativa de Crédito Rural de Bom Jardim (Bomcredi) para conhecer a experiência da empresa no assunto.
Conceição defende que o crédito precisa chegar ao homem do campo de maneira orientada. “O poder público disponibiliza linhas de crédito específicas, que precisam chegar até o produtor. O objetivo desse recurso é gerar desenvolvimento”, explicou.
A próxima etapa do trabalho da consultora será elaborar um diagnóstico do cenário encontrado durante a visita aos três estados e, posteriormente, apresentá-lo em um seminário promovido pelo Banco Mundial ainda neste semestre, aqui no Brasil.
A visita do Banco Mundial foi acompanhada pelo assessor técnico de infraestrutura do Rio Rural, Jarbas Saraiva Júnior; pelo supervisor regional substituto da Emater-Rio, Marcos Belo; pelo técnico executor do programa, Gerson Yunes; e pelo supervisor do escritório local da Emater-Rio em Sumidouro, Ricardo Belo.