Seguindo protocolo de atendimentos domiciliar na zona rural do município, a prefeitura de Trajano de Moraes continua, através da Secretaria Municipal de Saúde, levando qualidade de vida aos moradores. Nas casas, o médico conversa com os moradores e pacientes, sobre variados assuntos e diagnósticos. Esse tipo de ação acontece visa reforçar os atendimentos de pacientes com dificuldade de locomoção ou até mesmo acamados.
“Esse serviço faz parte da nossa rotina, sempre estamos acompanhando as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde. A visita domiciliar constitui o principal instrumento de trabalho dos agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Tenho certeza que nossa parte está sendo feita e as mesmas estão satisfeitas”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.
A ação orienta os moradores sobre as medidas que precisam manter para enfrentar a pandemia, como o isolamento e o distanciamento social, uso de máscaras e de produtos de higiene. Lucas Esteves avalia como boa a capacidade dos profissionais de saúde em se comunicar com as pessoas. “Além do comprometimento que cada um tem em fazer a vigilância, tanto da população, quanto de suas casas, comércios e terrenos também entram na lista”, destaca.
O secretário avalia o trabalho como importante para a população, pois todos devem ter a conscientização sobre manter o isolamento social. “Por este motivo, é necessário que as medidas de prevenção continuem acontecendo. A visita do médico e dos agentes e funcionários mostram isso a todo o momento. O médico e os agentes exercem a função contando, principalmente, com o vínculo já existente com a comunidade, ou seja, eles funcionam como elo entre a população e as unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam”, enfatizou.
A visita domiciliar é uma importante ferramenta para informar e fazer a busca ativa de casos suspeitos e acompanhamento dos mesmos. “É importante alertar que todos os agentes comunitários de Saúde de Trajano de Moraes e o médico estão aptos e que a população pode receber esses profissionais em suas residências tranquilamente. Essa é mais uma ação pensada no bem-estar dos munícipes que o governo planejou e que vem dando certo”, concluiu o secretário da pasta.