A Secretaria de Fazenda de Cordeiro está preparando a equipe e se adequando para a implantação de um inovador sistema de gestão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em ambiente web. O sistema trará facilidades para as atividades relacionadas à prestação de serviço, como emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e) e impressão de guias de recolhimento via internet, por exemplo.
Para promover a transferência da documentação do meio físico para o digital, contratou, através de licitação, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). No dia 2 de março, houve palestra de abertura, sobre a NFS-e, com a representante do instituto, Maria Eugênia Navarro. Do dia 5 ao dia 8, foram realizados treinamentos para contadores, contribuintes e gráficas.
Para melhorar a comunicação entre os contribuintes e o município, todas as empresas prestadoras de serviço sediadas em Cordeiro deverão realizar o cadastramento eletrônico, que teve início na última segunda-feira, 26 de março. A partir do dia 17 de abril, elas deverão emitir somente a NFS-e.
Com o novo sistema, mudam alguns procedimentos e obrigações para bancos, gráficas e prestadores de serviços. A NFS-e torna o serviço mais eficiente, é mais barata, tem um controle de segurança maior e evita o trabalho de escriturar documentos.
Além disso, o município terá facilidade de cruzar informações, obter dados dos governos estadual e federal, melhorando a arrecadação do ISSQN.
Com relação ao processo de bloco de notas, existe o período de transição. A data final para a extinção das notas físicas é 30 de novembro deste ano.
O trabalho de implantação em Cordeiro continuou na terça-feira, dia 27, com treinamento de empresas nomeadas substitutas tributárias e bancos. No dia seguinte, das 9h às 11h e das 14h às 16h, foi realizado mais um treinamento para os contribuintes e contadores. Todos os encontros aconteceram no Centro Cultural Ione Pecly, no Centro da cidade.