Toda a Região Serrana teve muita chuva na virada de 2011 para 2012. Antes mesmo da chuvarada dos últimos dias, Cordeiro e outras localidades serranas fluminenses já estavam com o solo encharcado por conta de toda a chuva que caiu desde outubro de 2011. A chuva de dezembro passado, em particular, foi volumosa. Em Nova Friburgo, já choveu quase 196 milímetros do dia 1º de janeiro até às 14 horas do dia 3, sendo que a média normal de chuva para o mês é de 209 milímetros na cidade.
As nuvens mais pesadas da frente fria que mudou o tempo neste início de 2012 já se afastaram do estado, mas o risco de chuva ainda não pode ser completamente descartado. Com a umidade alta e maior aquecimento, as nuvens carregadas voltam a se formar e provocam mais pancadas de chuva, especialmente à tarde.
Segundo o Inmet, a chuva dos próximos dias não vai durar muitas horas, mas pode ser moderada a forte em alguns momentos. Como o solo já está com excesso de água, qualquer chuva agora pode ser a gota d’água que faltava para novos deslizamentos. A situação é ainda de alerta total na Região Serrana, mesmo com a diminuição momentânea da chuva. A tendência é de que a chuva aumente no fim de semana e no decorrer da semana que vem.