Constatação é do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Cordeiro cresceu consideravelmente no quesito transparência durante a gestão atual, comandada pelo prefeito Luciano Batatinha. Essa confirmação foi apontada recentemente pelo Projeto ‘Edificando o Controle Interno’, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, ligado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
O projeto contribui para a estruturação dos órgãos de Controles Internos no estado, municípios e autarquias fluminenses, estimulando a transparência, o controle social e fortalecendo junto aos gestores a adoção de boas práticas. Além disso, possui como diretrizes a permanência e a progressividade, ou seja, monitoramentos periódicos acontecem com o acréscimo de novos dados estruturais para o incremento constante do controle interno de cada município, tanto na quantidade quanto na qualidade.
Lançado em setembro de 2019, o projeto identifica ações e medidas do Poder Executivo na promoção, criação, implementação e regulamentação de Controladorias, Ouvidorias, Corregedorias e Auditorias Internas, bem como para conhecer suas estruturas e suas atividades desenvolvidas através de pesquisa composta de questões abertas e fechadas, respondidas pelos titulares dos órgãos de Controle Interno juntamente com os responsáveis pelas demais áreas envolvidas nos processos.
Questionamentos relacionados à Estrutura e Desenvolvimento, Auditoria, Transparência, Integridade, Atendimento ao Cidadão e Controladoria foram apresentados aos órgãos. As respostas, de caráter auto declaratório, foram a base para a formação do diagnóstico do perfil dos órgãos de controle interno. A metodologia utilizada para a análise das referidas respostas passou pela atribuição de pontos aos diversos aspectos apresentados, de modo a conferir maior objetividade aos resultados.
A partir da divulgação dos resultados, os avanços em Cordeiro foram considerados significativos e comemorados intensamente pelos integrantes da Administração Municipal. Segundo o prefeito, a dedicação de toda a equipe foi intensa para modificar uma situação que outrora era inaceitável, pois o Portal da Transparência simplesmente não funcionava, diferente do que ocorre na atual gestão, onde tudo é amplamente divulgado e fica à disposição no Site Oficial. Hoje, Cordeiro passou da 90ª posição para a 51ª, ficando à frente de municípios maiores e com maior infraestrutura.
“Esse salto na classificação comprova nosso comprometimento com a lisura e a transparência dos atos e atividades de nossa administração. Quero agradecer a todos os integrantes da equipe pela melhoria considerável desses índices. O trabalho conjunto tem sido essencial para isso”, declarou o prefeito Luciano Batatinha ao ser informado do resultado pela secretária de Controle Interno, Ana Lívia Villa Nova.
Na última verificação, no início de 2017, Cordeiro estava na 90ª posição