Carinhosamente denominado de ‘Celeiro de Artistas’ pelos ativistas culturais, Cordeiro novamente promete justificar a fama neste final de semana, quando acontece a abertura oficial do Calendário Cultural de 2020. E nada melhor do que uma das mais importantes expressões folclóricas e culturais para marcar a data em grande estilo.
Sábado, dia 18, às 19 horas, na Avenida Raul Veiga, a Secretaria de Cultura promove o VIII Encontro de Folias de Reis de Cordeiro. Uma agremiação convidada dará início a essa importante manifestação popular, dona de dezenas de adeptos no município, que ao longo dos anos têm repassado o ofício às novas gerações de ‘reizeiros’. O encontro prossegue no domingo, dia 19, a partir das 8 da manhã, quando mais 25 agremiações se apresentarão diante do presépio no centro da cidade.
Em entrevista à Rádio 94 FM, o secretário Zica Medeiros, acompanhado de Carlos Pinto, presidente da Associação de Folias de Reis de Cordeiro, que assina a parceria, expôs a infraestrutura do Encontro de Folias. Haverá uma tenda específica decorada, banheiros químicos para foliões e expectadores, alimentação para os integrantes das agremiações e um pró-labore de R$ 300,00 para cada Folia de Reis.
Ainda segundo o secretário de Cultura, o Encontro de Folias de Reis recebeu o apoio integral do prefeito Luciano Batatinha, que aprovou o planejamento e se mostrou satisfeito com a sua retomada. As secretarias de Educação, Trânsito, Geral e Obras também colaboraram com a organização. “Graças a Deus e aos Santos Reis faremos um megaevento, com 26 folias e muita empolgação”, disse Zica Medeiros.