Esta semana – desta quarta-feira, dia 15, até domingo, 19 de julho –, será realizada uma das feiras agropecuárias mais tradicionais do país, a Expo Cordeiro, que chega à sua 73ª edição, mas com 94 anos de história, já que a primeira versão aconteceu em 1921. O evento deste ano terá atrações nas áreas agropecuária, cultural, industrial, comercial e turística, como confirma o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB), que convida a população para a inauguração oficial, nesta quarta-feira (15), às 15 horas.
A parte técnica contará com exposição e julgamentos de animais de diversas raças de equinos e bovinos, além de concurso leiteiro. A Expo Moda, que destaca o polo de moda íntima da cidade, é um dos destaques do segmento industrial. As atrações culturais serão a Expo Arte, a Tenda Literária, a Expo Artesanato e a Tenda Cultural, esta última com 32 shows de artistas locais.
Os shows do palco principal começam nesta quarta-feira (15) com duas atrações regionais do estilo sertanejo universitário: Bira Bello e Cesário Ramos e Gabriel. A noite seguinte será reservada aos roqueiros com a apresentação da banda paulista Dr. Sin, aclamada como melhor banda do gênero hard rock pelas revistas especializadas. Durante o festival Hollywood Rock, em 1993, dividiu o palco com Nirvana. Um dos seus álbuns, ‘Dr. Sin’, pela Warner International, foi lançado em nove países.
Na sexta, 17, é a vez de uma das maiores bandas de forró do Brasil, a Arriba Saia, interpretar os sucessos dos seus 11 volumes recordistas de vendas, como ‘Libera o Toim’, ‘Joana’, ‘Solta o Pilão’, ‘Do Bueiro a Nova York’, ‘Amor Guardadim’ e ‘Se Você me Ama’. Na sexta também acontece o tradicional concurso Rainha da Expo Cordeiro, um dos eventos de beleza mais concorridos do interior fluminense.
No sábado (18), terá samba e do pagode com o novo show do Grupo Revelação, que, agora, tem como vocalista Almirzinho, filho do cantor e compositor Almir Guineto, uma das maiores referências do samba de todos os tempos. Fecha a programação, no domingo (19), a dupla sertaneja Munhoz e Mariano, formada pelos amigos de infância de Campo Grande (MS), e, atualmente, sucesso em todo Brasil com hits como ‘Camaro Amarelo’, ‘Balada Louca’, ‘A Bela e o Fera’, ‘Uma Saudade’ e ‘Pantera Cor-de-Rosa’.
Prefeitura quer viabilizar construção de estação de tratamento de esgoto em parceria com a Cooperativa de Macuco
Em recente visita a Macuco, o deputado federal Walney Rocha (PTB) abordou diversos assuntos com o prefeito Félix Lengruber (PMDB). Convidado a visitar a Cooperativa de Macuco, onde conheceu o presidente Sílvio Marini e produtores associados, o deputado ficou impressionado com a infraestrutura da empresa de laticínios.
Lengruber falou sobre um projeto que promete contribuir com a indústria no aumento da geração de emprego e renda. Trata-se da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), capaz de tratar 100% do esgotamento sanitário do município. Para isso, a cooperativa acena com a doação do terreno no bairro Paraíso. “Assim, a estação existente no interior da empresa seria desativada, abrindo espaço para a ampliação do parque industrial, aumentando a contratação de mão de obra”, disse Lengruber.
Confirmando já ter uma parceria que custeará o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto, o prefeito solicitou apoio do deputado Walney Rocha na captação de recursos que garantam a sua construção, cujas obras envolvem grandes cifras.
O parlamentar informou que o caminho natural é buscar apoio na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão responsável pela promoção de ações de saneamento. Porém, ele não descartou uma coalizão de forças para que fossem utilizadas verbas parlamentares dos deputados.
– Vamos estudar a melhor forma de colocar essa proposta do prefeito em prática. Será uma obra fundamental e revolucionária para a prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, que é um dos propósitos em que nossas ideias convergem, pois não é possível realizar uma ação pública senão pelo bem da coletividade – garantiu Walney.
Agradecido pela boa vontade e iniciativa do parlamentar nessa empreitada, o prefeito de Félix Lengruber aproveitou para entregar inúmeros ofícios e documentos para que o deputado inicie a busca de respostas para as solicitações de recursos e ações junto a ministérios, secretarias e demais entidades governamentais da capital federal.
Nova Friburgo sedia terceira edição do Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica
O terceiro Encontro Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro (III Ecob) será realizado no período de 26 a 28 de agosto, em Nova Friburgo, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, no Centro da cidade.
A cerimônia oficial de abertura será seguida por mesas de diálogo com temas variados, encontros setoriais e assembleia geral do Fórum Fluminense de Comitê de Bacia Hidrográfica. O evento visa uma maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacia Hidrográfica, outras entidades públicas e privadas, tendo o último dia destinado à visita técnica.
Com a crise hídrica que já assola o Rio de Janeiro e muitos outros estados brasileiros, a boa gestão dos recursos se transformou em assunto de interesse não só de especialistas, governo, empresas e indústrias, mas, em especial, da sociedade civil. É tempo de reinventar os hábitos e práticas, desafiar a lógica do consumo e encontrar novas maneiras para viver em um mundo mais sustentável para a atual e futuras gerações.
O encontro vai incentivar o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento, além da exibição de casos de sucesso.
A proposta é que o evento seja um veículo propulsor à preparação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), além de fomentar o diálogo visando a qualificação para uma gestão efetiva das águas do estado do Rio de Janeiro.
O programa prevê para o dia 26 de agosto, às 9 horas, o credenciamento; 9h30min. – abertura; 10h30min. às 12h30min., mesa de diálogo 1 – Segurança Hídrica; 14h às 16h – mesa de diálogo 2 – Proteção de Mananciais e PSA; 16h às 18h – mesa de diálogo 3 – Legislação de Recursos Hídricos – Avanços e Desafios.
No dia seguinte, 27 de agosto, a programação segue das 9h às 10h30min. com a mesa de diálogo 4 – Águas Subterrâneas; 10h30min. às 12h30min. – Encontros Setoriais; 14h às 15h – apresentação dos relatórios dos Encontros Setoriais; 15h30min. às 17h – Experiências Exitosas – dez minutos para cada CBH; 17h às 18h – Assembleia Geral do FFCBH.
O terceiro e último dia do encontro, 28 de agosto, tem na programação, das 9h às 12h, visitas técnicas, com opções para o Parque Estadual dos Três Picos, estação de tratamento de esgoto (ETE) Conselheiro Paulino e a Stam Metalúrgica.
Por se tratar de um evento já consolidado com a repercussão dos eventos anteriores, nesta edição do encontro a estimativa de público é de 400 participantes, entre membros dos Comitês de Bacias do Estado, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e demais interessados no tema.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Alda Oliveira, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, da Prefeitura de Nova Friburgo, que fica na Avenida Alberto Brune, 225, no Centro da cidade, ou pelos telefones (22) 2525-9214 ou 2525-9164.
Nova fábrica vai aquecer pecuária leiteira no interior do estado
A inauguração da fábrica da Vigor Alimentos em Barra do Piraí, uma importante etapa na consolidação do Programa Rio Leite, da Secretaria Estadual da Agricultura, está prevista para o último trimestre deste ano. Com investimentos estimados em R$ 120 milhões, a planta industrial irá gerar 300 empregos diretos.
De acordo com o presidente da Vigor Alimentos, Gilberto Xandó, em uma primeira etapa, deverão ser captados 300 mil litros de leite/dia para a produção de 12 mil toneladas de lácteo/mês. Este volume poderá chegar, no futuro, a 600 litros/dia. O secretário de Agricultura, Christino Áureo, que visitou semana passada as obras da unidade, destacou a importância da fábrica para os produtores de leite daquela região.
– É uma indústria focada na agregação de valor, com a maioria de suas linhas de produção voltadas para produtos que levam ao consumidor o leite já transformado. Além disso, a Vigor se identifica fortemente com a população fluminense e vai incluir toda a bacia leiteira do Médio Paraíba e do Sul do estado em seu projeto. Estamos otimistas, acreditando em uma virada na pecuária leiteira – afirmou Áureo.
Banco de Alimentos da Ceasa chega a Trajano de Moraes
Através de convite do prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), esteve em Trajano de Moraes, no último dia 24 de junho, uma equipe do Banco de Alimentos da Ceasa Itaocara, com objetivo de visitar e cadastrar entidades filantrópicas para o recebimento de cerca de mil qualidades de alimentos, como batata, banana, abóbora, inhame, cebola, alho, laranja, tangerina poncã, abacate, jiló, chuchu, entre outros benefícios, dando, assim, mais qualidade na alimentação e também fomentando a produção dos trabalhadores rurais do município.
Durante a conversa, o prefeito Carlinhos Gomes apresentou nomes de entidades, como a Casa de Repouso Santa Terezinha e o Hospital Francisco Limongi, para serem cadastrados pelo Estado e ficarem aptos para receberem os alimentos.
Os profissionais, logo depois da reunião, visitaram os estabelecimentos e realizaram os cadastros. Em breve, o município receberá toneladas de produtos, reforçando a alimentação dos internados nestes estabelecimentos.
Para Carlinhos Gomes, que ficou muito feliz com a vinda dos profissionais da Ceasa, Trajano de Moraes mais uma vez sai ganhando com as parcerias oferecidas pelo Estado e que a Prefeitura vai disponibilizar caminhões, que, em breve, irão a Itaocara buscar estes benefícios.
– Agradeço ao secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, e a toda equipe da Ceasa, que, hoje, vem ao nosso município. Com certeza, quem ganhará serão os nossos internados nestes estabelecimentos, visto que os alimentos que são distribuídos nos municípios vizinhos são de primeira qualidade e até os produtores trajanenses vendem para o Estado – analisou Carlinhos Gomes, atestando que pesquisou antes em municípios vizinhos o bom trabalho da Ceasa em prol de entidades filantrópicas.
O projeto Banco de Alimentos da Ceasa atua como um auxílio e centro de atenção ao produtor, além de um ótimo facilitador de chegada de bons produtos às entidades filantrópicas e também incentivador da agricultura familiar no interior do estado do Rio de Janeiro.
– Hoje, estamos cadastrando o asilo e o hospital trajanenses. Quero ressaltar que temos seis unidades da Ceasa em todo o estado. Proporcionamos união de investimentos entre o produtor e entidades e a quantidade de alimentos distribuídos chega a ser de meia tonelada por entidade nos municípios da Região Serrana. Teremos prazer em atender ao pedido do nosso amigo Carlinhos Gomes em servir estas entidades trajanenses – disseram.