Realizado no período de 26 a 29 de março, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, os encontros foram organizados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com participação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), da Frente Nacional dos Prefeitos, do Banco do Brasil, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do Ministério do Desenvolvimento Social, da Caixa Econômica Federal, dos Correios e da Petrobras.
O estado do Rio de Janeiro foi representado por Margareth Mary, coordenadora do Sebrae-RJ; Fernanda Gripp, gerente regional do Sebrae Nova Friburgo, e, além de Mário Alfredo Botelho (Cordeiro), por outros sete secretários de Desenvolvimento Econômico e Indústria, Comércio e Turismo: Bruna Cristina Pinto Silva (Sumidouro); Osório Luís Figueiredo de Souza (Cachoeiras de Macacu), Marcus Alexandre Ozório Macedo (Valença), Márcio Joaquim Gomes Barros (Quissamã), Faustino de Jesus Filho (Búzios), João Marcos Gomes de Pinho (Três Rios).
Participaram, também, diversos ministros e ministras do Governo Federal e um grande número de prefeitos de todo o País. Com um total de 2,5 mil pessoas do Brasil inteiro, todos os estados se fizeram representar no evento, cuja finalidade foi implementar os diversos programas do Governo Federal e fazer valer a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa elaborada pelo Sebrae.
O ano de 2012 traz oportunidades para inserir o empreendedorismo nos debates das eleições municipais, reforçar a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento local e incentivar a prática das determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A avaliação foi feita, durante o evento, pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Para Barretto, apoiar e incentivar os pequenos negócios é investir no desenvolvimento econômico e social. “O Brasil vive momento especial com economia sólida, alto nível de emprego e favorecimento do empreendedorismo, a exemplo da atualização dos tetos de receita para entrada no Supersimples e do incentivo à formalização por meio do Empreendedor Individual (EI), programa que se aproxima de dois milhões de registros”, disse.
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou a importância dos temas do encontro e disse que a presidente Dilma Rousseff orientou que haja “obsessão na oferta de oportunidades para que as pessoas possam viver com dignidade”.