Fortes emoções, valorização da cultura, confirmação das tradições e um show de beleza e charme da Raça Negra. Assim foi a última sexta-feira de novembro, quando a Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense abrigou a NOITE AFROFEST, organizada pelas secretarias de Cultura e Turismo com apoio de Leandro Crispim, o popular Leandro Play, importante ativista com atuação marcante no Grupo Afro Fest.
Já no início da festa, a noite prenunciava ser inesquecível. Personalidades negras com atuação destacada na música, educação, dança, esporte, advocacia e empreendedorismo foram homenageadas com troféus confeccionados artesanalmente. A Associação de Capoeira Berimbau Maior, o grupo de Dança Millenium, o rapper MC Paubel e a cantora Carla Soul aumentaram o êxtase da plateia com suas apresentações.
O momento ímpar do evento aconteceu com os desfiles para apontar o Rei e a Rainha da Beleza Negra 2019. Para o deleite do grande público presente à sede da banda, foram 20 candidatos, entre moças e rapazes, que literalmente esbanjaram beleza, charme, elegância e desenvoltura na passarela, dificultando a missão do júri, que atribuiu as notas após as apresentações coletivas e individuais.
Todos os concorrentes convidados a desfilar na passarela foram ovacionados pelo público durante a passagem pelo tapete vermelho, sinalizando que quaisquer que fossem os vencedores, a Beleza Negra estaria novamente muito bem representada. Ao final, com um resultado bastante apertado, foram eleitos Rainha e Rei da Beleza Negra 2019, respectivamente, Lorraine Araújo Gonçalves e Bruno da Silva Lima.
O casal vencedor – estudante do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade e que coincidentemente já havia conquistado o título do Cordeiro College Fashion recentemente – recebeu a premiação das mãos da vice-prefeita Maria Helena e os brindes doados pelo comércio cordeirense. Eleita no ano passado, Milene Marques despediu-se do seu reinado e passou a faixa aos novos eleitos.