Peça também vira peça de colecionadores, registrando importantes momentos da história
No dia do aniversário de Cantagalo, no último domingo, 9 de março, uma solenidade, realizada no saguão da Prefeitura, na Praça Miguel de Carvalho, no Centro da cidade, marcou o lançamento, pelos Correios, do selo e do carimbo comemorativos aos 200 anos do município.
Os Correios montaram uma mesa para que, durante a cerimônia, o selo fosse obliterado (carimbado). A primeira convidada e que recepcionou os demais para a obliteração foi a gerente da agência Cantagalo dos Correios, Cristiane de Souza Silva Miranda. A obliteração foi feita primeiramente pelo prefeito Saulo Gouvea (PT), seguido do vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB); da presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin (PSC); e de Damião Cunha, superintendente dos Correios na região.
– O lançamento do selo alusivo ao bicentenário do município é mais uma forma de perpetuar a data, de fazê-la lembrada pelas novas gerações, de marca-la nos anais da história regional, já que este selo poderá ser não só fruto de uso no dia a dia dos Correios, um grande orgulho nacional, mas de peça de colecionadores, os filatelistas, que guardam, preservam e tornam esses selos ainda mais valiosos com o passar do tempo – disse o prefeito Saulo Gouvea
Representando os Correios, Damião Cunha fez referências ao aniversário de Cantagalo e à importância do lançamento do selo para os Correios, num momento tão especial para uma cidade como Cantagalo, que completa 200 anos. “Selos e carimbos são mais do que objetos utilizados na postagem de cartas e encomendas, são peças filatélicas (filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados) que registram temas e acontecimentos na história, situando-se no tempo e no espaço. A data ficará registrada na história através das peças filatélicas lançadas”, afirmou Damião Cunha, que também já foi gerente da agência local dos Correios.
A cerimônia foi acompanhada não só pela população, mas por representantes de vários segmentos da sociedade local e regional, além de políticos e secretários municipais. Também estiveram participando os prefeitos de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT); de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB); e de Carmo, César Ladeira (PT), além do deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ).
Não é a primeira vez que Cantagalo recebe um selo personalizado dos Correios. Em 2010, um movimento de pesquisadores, liderado pelo médico Henrique Bon, pelo desembargador aposentado, Clélio Erthal, e pelo professor Gerson Tavares do Carmo, conseguiu mobilizar as autoridades municipais da época para transferir a data de comemoração que era realizada em 2 de outubro. Os Correios, em parceria com a Prefeitura, lançaram um selo personalizado com carimbo comemorativo dos 190 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo.
Outro detalhe curioso na filatelia brasileira, e que tem ligação com o município de Cantagalo, é que o filho ilustre da cidade, o escritor Euclydes da Cunha, teve um selo emitido pelos Correios em sua homenagem.