No último dia 12 de novembro, teve início, na sede da representação regional da Firjan/Cirj (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Centro Industrial do Rio de Janeiro), o curso Introdução ao Lean Thinking e Mapeamento do Fluxo de Valor do Programa de Educação Executiva IEL, que capacita empresários e executivos da indústria a aperfeiçoar a produção através da “mentalidade enxuta”.
O curso teve duração de três dias e apresentou uma parte teórica e outra prática na empresa Haga, que já adota o sistema. Ele tem como objetivo atualizar e capacitar os empresários e dirigentes empresariais de Nova Friburgo e região nos conceitos e processos que vêm determinando a competitividade e lucratividade das mais bem sucedidas empresas industriais de todo o mundo: o método Toyota.
De acordo com José Luiz Abicalil, diretor de Relações com Investidores da Haga, foi possível notar um aumento entre 20% e 30% na eficiência do processo da empresa. Abicalil compartilhou a experiência da empresa durante a abertura do curso e alertou os participantes sobre a importância da continuidade no processo (a Haga está há 10 anos implementando o pensamento Lean) e do envolvimento de todos os setores da empresa. Para ele, a filosofia Lean é a melhor forma para o empresário local enfrentar os concorrentes. “O Lean é uma das principais ferramentas para tornar uma empresa competitiva a nível mundial”, disse.
Entre as empresas participantes, representantes da indústria têxtil, metalmecânica e de plásticos. Joelza Vargas, gerente de Sourcing da empresa Filó, aprovou o curso e destacou a importância de vivenciar a prática dentro de uma empresa durante o ensino. Ela acredita que, para aplicar a técnica no dia a dia da indústria, é necessária dedicação para identificar problemas e promover melhorias. “Por não ter uma visão sistêmica de toda a produção, você cria processos supérfluos, que o pensamento Lean ajuda a eliminar”, conta.
O gerente operacional da empresa Altec, Mauro Alvim, também pretende utilizar o conhecimento adquirido no curso para aprender a identificar os desperdícios e gargalos. “Hoje, o principal passo para desenvolver o negócio é a melhoria em produção, gestão, compra e qualidade”, afirma.
Nesta edição, o curso recebeu um incentivo especial do Sistema Firjan, para associados ao Sindmetal. Para o especialista e instrutor do Lean Institute Brasil, Diogo Kosaka, a iniciativa de trazer o curso para as empresas da região é essencial para o desenvolvimento da gestão empresarial. “É o que vai ajudar as empresas a se tornarem mais profissionais”, comenta.
De acordo com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Alberto Besser, a intenção é dar prosseguimento à capacitação. “O curso teve 15 participantes e, devido aos bons resultados alcançados, vamos aprofundar a parceria com o Sindmetal (Sindicato do Setor Metalmecânico de Nova Friburgo e Região) e expandir para outros sindicatos interessados na realização de cursos IEL ao longo de 2014, abordando a filosofia Lean”, finalizou.