A Justiça do Trabalho realizou, em Cordeiro, no Centro Cultural Ione Pecly, por quatro dias do mês de maio, o ‘Curso Trabalhista’, que está na quinta edição e que já retratou, inclusive, outros temas, como Petição Inicial Trabalhista, Defesa Trabalhista, Audiências Trabalhistas, entre outros. A promoção foi da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
– Desta vez, tratamos do tema ‘Terminação do Contrato de Trabalho’, pela relevância deste momento contratual e que resulta, via de regra, em conflitos trabalhistas e ajuizamentos de diversas ações desta natureza – contou o juiz do trabalho Derly Mauro Cavalcanti da Silva, titular da 2ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo e que também realiza audiências no Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Cantagalo, todas as quintas-feiras.
O curso tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade, chamando a atenção para a importância da conciliação.
No encontro de Cordeiro – evento semelhante foi realizado em Nova Friburgo, com promoção da Universidade Candido Mendes (Ucam) –, não houve um grande público. “É lamentável”, acrescentou o juiz Derly Mauro Cavalcanti, informando que foram cerca de 30 participantes, certificados pela 45ª Subseção da OAB de Cordeiro. Em Nova Friburgo, segundo ele, o público foi mais variável, oscilando entre o mínimo de 87 participantes ao máximo de 147 ouvintes.
Entre os palestrantes convidados pela OAB para o curso ministrado em Cordeiro estavam o prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB); o próprio juiz Derly Mauro Cavalcanti; os advogados Rilley Werneck, Márcio Marques, Paulo Lamblet, Leandro Simão, Bruno Verbicário, Sávio Verbicário e Dominique Sander; o professor Vantuil Chiapini; o empresário Sílvio Marini (presidente da Cooperativa Agropecuária de Macuco); o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Rosan Lannes; e o ex-prefeito de Cantagalo, Guga de Paula, que proferiu a palestra de encerramento.
Em Nova Friburgo, a Ucam, promotora do curso junto à Justiça do Trabalho, convidou para palestrar o prefeito Rogério Cabral (PSD); os juízes Antônio Baptista Filho e Derly Mauro Cavalcanti; o representante do Ministério Público do Trabalho, Francisco Araújo; os advogados Sandro Marques, Paulo Lamblet, Leandro Simão, Bruno Verbicário e Sávio Verbicário; os professores Roosevelt Concy e Vantuil Chiapini; o empresário Vicente Gomes; o assistente jurídico Jeffrey Abrahão; o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Rosan Lannes; o sindicalista Nilberto Rodrigues; o administrador Mário Bachini; e o empresário Jairo Wermellinger, que proferiu a palestra de encerramento.
– A escolha dos palestrantes ficou por conta das entidades promotoras dos cursos, a Universidade Candido Mendes, em Nova Friburgo, e a 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no caso de Cordeiro. Segundo eles, a escolha aconteceu em reunião prévia, na busca de referências sociais, como incremento do curso, que sempre visou conhecer as opiniões e conclusões daqueles que são notoriamente os partícipes diretos de nossa sociedade – finalizou o juiz Derly Mauro Cavalcanti.