Em sessão extraordinária ocorrida no dia 10 de janeiro, tomaram posse os vereadores Dannyel Tostes, mais conhecido como Dannyelzinho (PSDB), e Audelir Prestes Teixeira, o popular Bilico (PMDB). Os recém-empossados passam a fazer parte do Legislativo de Duas Barras após o licenciamento dos vereadores Guilherme Soares de Oliveira, o popular Xim (PT), e Marcos Antônio Fernandes, o Bananeira (PMDB), que deixaram a Câmara Municipal para assumir cargos de secretários na Prefeitura. Atualmente, Xim responde pelo cargo de secretário de Cultura e Turismo, enquanto Bananeira assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer.
Em seus 25 anos de idade, possuindo ensino superior em música, Dannyelzinho assume, pela primeira vez, a vereança, e se torna o mais novo integrante da Câmara, enquanto que Bilico passa a exercer o seu sexto mandato, sendo um dos mais experientes parlamentares à frente do Legislativo de Duas Barras. Bilico já havia sido vereador em outra oportunidade.
Veto mantido I
O veto à emenda de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Bom Jardim, foi mantido na Câmara. A proposta dos vereadores à nova regra sobre a taxa era repassar o valor total da arrecadação para saúde e educação. Segundo os vereadores que votaram pela manutenção do veto, a emenda é inconstitucional. O Executivo já havia se pronunciado, afirmando que a emenda é inconstitucional e, por isso, o prefeito Paulo Barros (PMDB) vetou.
Veto mantido II
Durante a sessão extraordinária, que aconteceu na noite do dia 20 de janeiro, na Câmara Municipal de Bom Jardim, para tratar do veto do prefeito Paulo Barros (PMDB) à emenda a nova lei que regulamenta o IPTU, apenas cinco dos seis vereadores que fizeram a proposta ao projeto de reajuste da cobrança compareceram. Com isso, ficou mais fácil para os vereadores de situação que apoiaram a decisão de veto do Poder Executivo bonjardinense manterem a decisão.
De presidente para presidente
Robson Careca (PDT), presidente da Câmara Municipal de Cordeiro, recebeu autoridades estaduais no plenário, dia 27 deste mês, entre elas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), que, durante pronunciamento, lembrou a amizade antiga que manteve com o pai do vereador, o ex-vereador cordeirense também chamado Robson Careca. O deputado André Corrêa (PSD), Edson Albertassi (PMDB) e Luiz Martins (PDT) também fizeram parte da comitiva.
Visita ao Centro de Convivência do Idoso
Na manhã do dia 24 de janeiro, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), visitou, acompanhado do deputado federal Glauber Braga (PSB), as obras de construção do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Parque das Árvores.
Acompanharam o prefeito e o deputado os vereadores Homerinho da Saúde (PSB), líder do governo na Câmara Municipal, e Tião Carne Seca (PSB). Também fizeram parte do encontro os secretários de Obras e Serviços Públicos, José Neife Lins; de Assistência Social, Madalena Bard; de Educação, Lucinha Farah Noronha; de Viação e Transportes, Alcemir Grimião; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder Gomes Pinto.
Cederj
O vereador friburguense Marcelo Verly (PSDB) esteve presente, compondo a mesa, da aula inaugural do polo de Nova Friburgo do Cederj, no dia 25 de janeiro. Verly afirmou que sempre lutou pelo polo na cidade e informou que foi responsável por levar as instalações para o Ciep de Olaria.
Retorno com apoio
A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Renata Huguenin (PSC), após alguns dias de descanso, retorna às atividades parlamentares. No retorno, a parlamentar cantagalense confere, de perto, a assinatura, do município com o Estado, do programa Somando Forças.