Faltam poucos dias para acontecer, em Nova Friburgo, a décima edição da Festa da Flor. Serão quatro dias, mas as comemorações começam esta semana, em Vargem Alta, com a escolha da princesa e menina flor. O evento, previsto para os dias 20, 21, 22 e 23, no Clube de Xadrez, de 10h às 22h, teve, sábado, dia 15, um baile voltado para o produtores rurais da localidade de Vargem Alta.
A festa contará com um bingo e sorteios de brindes para a terceira idade. O público poderá participar de workshops, oficinas e danças típicas. O evento, que faz parte do calendário de Nova Friburgo, terá a participação de hortos da região.
A expectativa é que passem pela festa cerca de 900 pessoas por dia. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Nova Friburgo é considerado o maior produtor de flor de corte do estado.
O Rio de Janeiro desponta como o segundo maior polo de produção e consumo de flores no país, atrás de São Paulo. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), com o perfil do segmento em todos os estados, os números do Rio demonstram o incremento e a profissionalização da floricultura no estado. Segundo o documento, 1.020 produtores produzem flores e plantas ornamentais em 950 hectares, com a geração de 17,6 mil empregos na cadeia produtiva.