Dez áreas serão indicadas para que a empresa faça os primeiros projetos
Em busca de mais parcerias para garantir a segurança e o bem-estar em Cantagalo, o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Roberto Robadey Júnior, se reuniu com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), engenheiro Ícaro Moreno Júnior.
Durante a reunião, realizada no canteiro de obras do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde o presidente da Emop despacha atualmente, Robadey mostrou o relatório de áreas de risco realizado pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM), que lista áreas de vulnerabilidade em Cantagalo, e pediu apoio na confecção de projetos para as principais áreas de risco do município.
O DRM estimou o valor de R$ 20 milhões em construções para garantir a segurança dos moradores das áreas de risco, mas apenas os projetos, fundamentais para obtenção de recursos externos (Estado e União), foram estimados em cerca de R$ 1,5 milhão.
Além de buscar recursos para a realização dessas obras, a Defesa Civil implantará outras medidas para assegurar os moradores. Entre elas, distribuição de celulares para líderes comunitários, ampliação do sistema de alerta e alarme e da rede de rádio, que, atualmente, funciona apenas na cidade e em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito.
Ícaro Moreno Júnior pediu que Robadey indique dez áreas para que a Emop possa fazer os primeiros projetos. A Defesa Civil está analisando o relatório do DRM para definir as áreas que serão contempladas nesta primeira etapa.