Trinta bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foram deslocados para atuar como apoio em Nova Friburgo. Trabalham junto com Mori o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Emanoel Palência, e o coordenador da Cruz Vermelha, Luiz Cláudio Rosa. O secretário de Defesa Civil estadual, coronel Sérgio Simões, visitou Nova Friburgo.
De acordo com Mori, não há nenhum prédio interditado e não foi registrado nenhum desabamento, e sim, escorregamentos, como em um trecho entre o bairro Córrego Dantas e o distrito de Campo do Coelho, na rodovia RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis, mas sem maiores consequências. Outra transtorno foi que o rio Córrego Dantas transbordou no último dia 1º de janeiro, no bairro de mesmo nome.
Das 20 comunidades que já contam com as sirenes de alerta, em 14 delas o equipamento foi acionado, comunicando o estado de alerta. Todos os pontos de apoio foram abertos, mesmo nos locais onde as sirenes não foram acionadas. Já estão ocupados os pontos de apoio de Córrego Dantas, Jardim Califórnia e Vale das Rosas. Foram abastecidos pela Cruz Vermelha com gêneros alimentícios, água mineral e roupas de cama, estas conseguidas em parceria com os clubes do Rotary.
O prefeito em exercício, Sérgio Xavier, tem se reunido permanentemente com sua equipe de trabalho e tem acompanhado todos os serviços públicos prestados em todo o município de Nova Friburgo.