Õrgão também entrega obra da ponte entre Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto
O município de Bom Jardim foi um dos mais castigados pelas chuvas de janeiro no ano passado. Na época, a população local ficou completamente isolada após a queda da única ponte que dava acesso à cidade, compreendida na RJ-116, fazendo necessária a utilização de uma ponte metálica cedida pelo Exército. Desde então, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) assumiu a responsabilidade sobre a construção de uma nova ponte, agora definitivamente concluída.
Graças aos esforços do Governo do Estado, o projeto pode ser elaborado e executado. O mais importante nesta obra era poder reestabelecer a normalidade e a tranquilidade aos moradores e usuários da rodovia. A ponte, localizada no trecho pertencente à concessionária Rota 116, responsável pelo trecho Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco, recebeu um investimento total calculado em aproximadamente R$ 12 milhões.
Em virtude da sua importância econômica e geográfica, a nova estrutura começou a ser liberada ao tráfego pouco antes da sua conclusão, através do sistema pare-siga. A ponte, com 70 metros de extensão, foi construída com um considerável aumento da seção hidráulica, sendo capaz, agora, de suportar o período de cheias do Rio Grande. Durante a sua construção, foram gerados cerca de 70 empregos, diretos e indiretos para a região. A expectativa é que 15 mil veículos utilizem diariamente a ponte.
O município de Bom Jardim, com pouco mais de 35 mil habitantes, é um dos mais importantes da Região Serrana. A RJ-116, onde a ponte está localizada, é muito utilizada como rota de acesso aos municípios de Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. A via também é muito utilizada como forma de escoamento da produção hortifrutigranjeira e das indústrias de plástico, iogurte e cimento da Região Centro-Norte do estado.
Ponte entre Madalena e Alto também é reconstruída
O DER-RJ também finalizou as obras de construção da ponte sobre o Rio Grande, no entroncamento da RJ-172 com a RJ-146, limites dos municípios de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Aproximadamente 106 mil pessoas puderam ser beneficiadas pelo serviço na região.
Com um investimento de cerca de 15 milhões, a construção trará mais segurança e melhorará a mobilidade para quem precisa circular pelo trecho. A ponte, de 102 metros de extensão, atende diretamente aos municípios de Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Macuco, Cordeiro, Cantagalo e Conceição de Macabu.
A obra revela-se ainda de grande importância econômica, uma vez que liga o polo cimenteiro ao polo petrolífero fluminense. O turismo será outra das atividades beneficiadas, já que as rodovias integram a Região Serrana e a Região dos Lagos, responsáveis por receber inúmeros visitantes, tanto de outras localidades do Rio quanto de outras regiões brasileiras.