Ao som da voz do comunicador Renato Bueno, e coordenado pela secretária de Educação, Rosseline Carvalho, as escolas desfilaram com muita garra na Avenida Castelo Branco, mostrando, através do dever cívico, a dedicação de meses de organização para a esperada festa de comemoração dos 122 anos de Trajano de Moraes.
Participaram da abertura o Ciep 279, com o Pelotão da Bandeira, abrindo caminhos para a Banda São Francisco de Paula dar o compasso para os desfiles. Logo após, as escolas Alfredo Lopes, José Miranda Creche Vovó Rosa Pecly e Maria Marina Pinto Silva, ressaltaram a boemia e os poemas do eterno Vinícius de Moraes.
O segundo distrito levou ao Centro da cidade a cultura africana do artista, tendo desfilando com muita alegria alunos das escolas João de Moraes Martins, Fazenda do Buraco/Teófilo, Honestalda de Moraes Martins e, marcando presença, lembrando a bossa nova, alunos e professores da Estadual João de Moraes Martins, que arrancaram aplausos dos presentes.
Já representando o terceiro distrito, as escolas Coronel João Pereira de Moraes, Dr. Elias e Serra das Almas compareceram muito animadas. Completando, o quarto e o quinto distritos levaram um grande número de alunos dos colégios Dr. José de Moraes, Maria Mendonça, Ponte de Zinco, Fazenda do Tirol, Ponte Nova e Monclar Gomes Filho.
Um momento de muita alegria foi quando a corporação musical Maria Alda, da Escola Estadual Elza Barbosa Dalmas, do município de Conceição de Macabu, chefiada pelo seu diretor Demian Dias Lannes, desfilou entre as escolas trajanenses, o que deu um toque de charme ano fechamento do desfile, que foi aplaudido pelo público.