O Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, teve origem no princípio do século XX, quando uma jovem estadunidense perdeu a mãe e entrou em completa depressão.Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas dela tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. A jovem então quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães. E em pouco tempo, a comemoração e, consequentemente, o Dia das Mães, se alastrou ao redor do mundo. Aproveito o espaço para desejar feliz Dia das Mães a todas as mães da região.
Pensamento
“Honra a tua mãe e ao teu pai para que se prolongue seus dias na terra” (Versículo bíblico)
Em Alta
O mês de maio, que chegou com grande expectativa na região. Logo no primeiro dia do mês, foi a vez do trabalhador celebrar a data. No segundo domingo, as mães serão lembradas. No dia 8 de maio, é a vez de Duas Barras aniversariar. E por aí vai…
Em Baixa
A saúde da mulher na região. A exemplo de todo o País, as mulheres, querendo prevenir e manter sua saúde, buscam no SUS, com orientação médica, a realização de exames preventivos. Na fila de espera, são obrigadas a ficar até meses para um simples preventivo.
Gente de Expressão
Nascida em abril de 1913, no auge de seus 99 anos, mãe de oito filhos, 21 netos, 29 bisnetos e quatro trinetos, esta simpática senhora de Duas Barras acumula uma vasta experiência de vida que pode nos servir como referência e nos ajudar a refletir neste dia tão especial que dedicamos às nossas mães. Falar de mãe, com raras exceções, é falar em alegria, carinho, amor, dedicação… e muito mais. É presença de Deus em nossas vidas. Por seu exemplo, amor, dedicação, Noêmia Vieira de Souza merece o destaque nesta coluna como Gente de Expressão.
Bastidores
As articulações políticas estão a todo vapor. Com o prazo final para a definição e inscrições dos pré-candidatos na região, o clima de conversação entre oposição e posição está cada vez mais forte. Grupos políticos têm se movimentado, mostrando a que veio e porque estão por vir, polemizando entre acertos e erros o que é necessário mudar em prol do desenvolvimento e bem-estar da população.
80 anos
Em 11 de abril, a poetisa e trovadora cantagalense Ruth Farah completou 80 anos, comemorados em casa, com um almoço para cerca de 39 pessoas, entre amigos e familiares. Cartões e telefonemas foram outros cerca de 60. Já no dia 14 de abril, recebeu diploma e medalha ‘Melhores do Ano 2011’, conferidos pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina, seção Brasil, que reuniu personalidades de vários estados brasileiros, na Academia de Letras Cambuciense, em Cambuci, no Noroeste do estado. Agora, a trovadora conta com 81 premiações. Daqui, nossos parabéns e os votos de muitas conquistas ainda para esta poetisa e trovadora tão sensível e que nos envolve em seu trabalho.