É a organização política de vida mais longa de toda a história do País, ligada aos anseios dos trabalhadores pelo ideal socialista. A construção do partido no País foi a missão iniciada pelos nove delegados que fundaram o Partido Comunista do Brasil em 1922: Astrojildo Pereira, Cristiano Cordeiro, Abílio de Nequete, Hermogênio da Silva Fernandes, João da Costa Pimenta, Joaquim Barbosa, José Elias da Silva, Luís Peres e Manuel Cendón.
Em nove décadas, gerações de comunistas integraram as fileiras partidárias. Em fases distintas, três personalidades vincaram seus nomes à saga dos comunistas no Brasil: Astrojildo Pereira, Luiz Carlos Prestes e João Amazonas.
Astrojildo esteve à frente da fundação em 1922 e simboliza a geração dos primeiros tempos. Prestes entra para o partido em 1934, já como “Cavaleiro da Esperança”, e lidera a geração até 1960. Amazonas ingressa em 1935, lidera a geração que o reorganiza em 1962 e o conduz até à primeira eleição de Lula, em 1989.
Por aclamação, em 2001, Renato Rabelo assume a presidência do partido, pouco antes da morte de Amazonas, e uma nova geração vai ocupando as trincheiras comunistas.
Para a executiva nacional do partido, em nota enviada à imprensa, “grande é a vitória do Partido Comunista do Brasil ao chegar aos 90 anos de existência. Maior ainda é a alegria do PCdoB por chegar aos 90 anos altivo, revitalizado e confiante. Altivo por nunca ter divergido na defesa dos trabalhadores e do Brasil. Revitalizado por nunca ter contado com tanta gente em suas fileiras para enfrentar as tarefas do futuro. E, confiante, por estar no caminho do fortalecimento da nação e no rumo do socialismo”, afirma a nota.
Filiado ao PCdoB e pré-candidato a prefeito de Cordeiro, o empresário Leandro da Autoescola e sua esposa Fabiana Mulin foram convidados para a grande festa, realizada no Vivo Rio, em comemoração aos 90 anos do partido. Junto deles estiveram prestigiando o evento a presidente do PCdoB em Cordeiro, Regina Ponce; o secretário Marcelo Oliveira; e os pré-candidatos a vereador Marcos Biba e Emerson Maluco.
Na ocasião, Leandro da Autoescola firmou vários contatos e apoio à sua pré-candidatura. Leandro afirma que a sigla sempre transitou com muito respeito nas articulações com outros partidos. “Sempre que sentamos para discussão do futuro de nosso município, seja com os partidos de esquerda, ou da direita, somos ouvidos sem perder a identidade ideológica partidária”, frisou.