– As ações têm o objetivo de aumentar a abrangência e efetividade social, além de garantir o acesso aos comerciários de bens, serviços e turismo, e ao nosso público preferencial – afirma Gastão Bittencourt, diretor da Confederação Nacional do Comércio e interventor no Sesc Rio.
Com foco na valorização do quadro funcional, foi apresentado plano de cargos e salários, ampliação do quadro de lotação de pessoal e proposta de aumento dos benefícios, tendo sido assinado, no dia 21 de maio, acordo coletivo com o sindicato da categoria, garantindo a reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos.
Sob intervenção desde 20 de março, o Sesc Rio teve o presidente Orlando Diniz e os conselheiros da entidade afastados pelo Conselho Nacional por irregularidades na gestão, como aplicação indevida de recursos, desvio da missão institucional e desobediência às normas de licitação. Passou, então, a ser conduzido pela administração nacional do Sesc.
Conforme preceitos legais e regulamentares da instituição, todas as ações tomadas até o momento pela administração nacional visam tão somente preservar a boa gestão e a qualidade dos serviços prestados no estado do Rio de Janeiro.
Ambas as instituições são mantidas pelos empresários que atuam no comércio de bens e serviços. O Sesc atua para proporcionar o bem-estar e qualidade de vida ao comerciário, sua família e sociedade. Incentiva a educação de qualidade como diretriz para o desenvolvimento do cidadão. Atua nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.
Já o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é voltado para a educação profissional dos segmentos mantenedores. Atua, diretamente, com trabalhadores e empresários, com programações presenciais e a distância, de norte a sul do Brasil.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é a entidade sindical representante de cerca de 2,2 milhões de empresas do setor e assegura os interesses e avanços em órgãos de jurisdição e consultivos no Brasil e no mundo. Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio) e administra, também, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Sesc e Senac.