Documentário sobre Mão de Luva

Produzido em 2007, trabalho do cineasta Sílvio Coutinho, o documentário sobre o bandoleiro Manoel Henriques, o Mão de Luva, explorador clandestino de ouro no vice-reinado em fins do século XVIII, que teve em seu encalço Tiradentes, quando este ainda era alferes, será exibido, este mês, no CineBrasil TV (canal 102 na Sky). O filme percorre os caminhos pelos quais Mão de Luva teria passado com seu bando até onde hoje é a cidade de Cantagalo. As exibições serão neste domingo, dia 17, às 13 horas, e nos dias 19 (terça-feira), às 16h30min., e 22 (sexta-feira), às 15h. Atores de Cantagalo participam das simulações e dramatizações do documentário.

 

Delegacia Legal

As críticas em razão da reforma do prédio antigo para a Delegacia Legal, no Centro de Cantagalo, aumentam a cada dia. Parte da população gostaria que a delegacia fosse construída em outro local, de preferência longe do Centro da cidade, e que o local atual fosse transformado em espaço cultural. As obras estão em fase bem adiantada.

 

Obras na saúde

O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), já está às voltas com o projeto de construção de prédio próprio para o posto de Saúde da Família Dr. João Nicolau Guzzo, no Triângulo, onde também fica um terreno da Prefeitura. No mesmo local, será construída a Policlínica Municipal e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, promessas de campanha.

 

Secretaria de Cultura com nova sede

A Secretaria de Cultura de Cantagalo, em comemoração aos 199 anos do município, afixou, nos pilares da rodoviária, durante a realização da festa comemorativa à data, de 8 a 10 deste mês, cinco banners contendo informações importantes para o conhecimento de todos os munícipes e visitantes. Os banners estavam voltados para a concentração das pessoas durante os festejos, mas continuarão na rodoviária em outra posição, voltados para o interior, a partir deste semana. Trata-se de uma forma de levar à população e visitantes um pouco da importante história de Cantagalo. A nova sede da secretaria será na Rua Dr. Júlio Santos, 54, no Centro da cidade.

 

Uma nova fábrica

Enquanto a indústria de papéis Cipac, em Cantagalo, está com dificuldade, e sua produção paralisada, enfrentando uma crise financeira, uma nova fábrica de papel está sendo instalada no distrito de Itaocara, em Engenho Central. A Cipac, em Cantagalo, emprega quase 200 pessoas e seu fechamento cria um problema econômico e social muito grande para o município.

 

Maiores produtores

O maior fornecedor de leite para a Cooperativa de Macuco, em 2012, foi Thierry Homero Gomes, com 943.872 litros, de Quissamã. Na região, o proprietário rural Norival Siqueira Neto, de São Sebastião do Alto, ficou na quinta colocação em 2012, com 363.201 litros de leite. Em seguida, em oitavo lugar, ficou Márcio Batista de Amorim, de Duas Barras, com 299.984 litros.

 

Águas de Nova Friburgo lançam concurso

Foi lançado o concurso ‘Amigo da Água’, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), em uma parceria da concessionária Águas de Nova Friburgo com a Secretaria Municipal de Educação. Os melhores desenhos dos alunos dos 1º ao 3º anos e as melhores colagens de papel do 4º e 5º anos serão premiados com tablets, enquanto as escolas dos vencedores receberão, cada uma, um computador. Os trabalhos serão entregues entre os dias 18 a 22 de março. A premiação acontecerá no dia 27 de março, no Teatro Municipal, das 8h às 13h, com uma grande festa.

 

Bispo em Trajano

O bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, estará visitando a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes, no sábado e domingo (16 e 17 de março). O prelado chegará no sábado, 16. Durante o sábado, o religioso visitará várias comunidades e igrejas da paróquia. O bispo permanece até o próximo domingo, quando celebrará a missa pela manhã, às 10 horas, em São Francisco de Paula.

 

R$ 180 mil

O show do grupo mineiro Jota Quest custou aos cofres de Cantagalo R$ 180 mil. Baseado na lei, não há necessidade de realizar licitação, pois se trata de artista exclusivo. Outro “privilégio” que a maioria dos artistas tem no Brasil, é que recebem antecipadamente, antes de subirem ao palco, enquanto que a maioria dos fornecedores das prefeituras é obrigada a esperar 30 dias, após a nota fiscal de prestação dos serviços ou entrega do material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email