O bispo diocesano de Nova Friburgo, D. Edney Gouvêa Mattoso, acaba de anunciar o nome do novo vigário geral da Diocese. Trata-se do padre Marcus Vinícius Brito de Macedo, que irá substituir o padre Alex de Paiva Ribeiro.
Confira o ofício do vigário geral na íntegra:
De acordo com o Direito da Igreja, os bispos diocesanos devem constituir um vigário geral que o ajude no governo de toda Diocese.
Em virtude de seu ofício, o vigário geral exerce o poder executivo que, por direito, pertence ao bispo, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o prelado tenha reservado a si, ou que pelo direito, necessite de mandato especial.
Trata-se de um serviço de governo ao trabalhar em comunhão com o bispo e os demais vigários episcopais, no favorecimento da unidade e crescimento da Diocese. Para essa função estão habilitados, segundo o cânon 478, do Código de Direito Canônico, os sacerdotes com pelo menos 30 anos, doutores ou licenciados em Direito Canônico ou Teologia, ou, pelo menos, verdadeiramente peritos nessas disciplinas, recomendadas pela sã doutrina, probidade, prudência e experiência no trato das questões.
Cabe ao vigário geral coordenar os labores da Cúria Diocesana, para que estas estruturas estejam a serviço do bem das almas e com a atenção sempre voltada para o fim sobrenatural do trabalho.
Nome: Marcus Vinícius Brito de Macedo;
Data de Nascimento: 17 de setembro de 1981;
Lugar de Nascimento: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil);
Ordenação diaconal: 13 de dezembro de 2008 (Pamplona – Espanha);
Ordenação sacerdotal: 27 de junho de 2009 (Nova Friburgo – Brasil).