De acordo com o especialista da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Riley Rodrigues, a região possui um grande potencial de desenvolvimento econômico em setores como o de Indústria Criativa e de Turismo Comercial.
– A cachaça de Carmo foi eleita a melhor do mundo. Nova Friburgo responde por 60% da produção de flores de corte do estado do Rio e, em 2013, movimentou R$ 345 milhões nesse setor. Por que não investir em um selo que divulgue isso? Não somente uma festa, mas uma visitação extensiva durante todo o ano – sugeriu o especialista durante encontro com prefeitos em Nova Friburgo.
Riley Rodrigues apontou também o fortalecimento de setores já consagrados, como o têxtil, o metalmecânico, a agroindústria, o setor de plástico, impulsionados por diversos fatores, a exemplo do crescimento populacional e dos investimentos em áreas próximas, como o Comperj.
Na primeira rodada do talk show, realizada no município de Nova Friburgo, empresários comentaram sobre os temas que mais precisavam de atenção em sua região. A infraestrutura em banda larga, a mobilidade urbana e a formação de mão de obra, desde a educação de base, foram as principais questões abordadas pelos participantes.
Os prefeitos da região comentaram os temas levantados pelos empresários e se comprometeram a criar um consórcio das prefeituras de forma a promover, em conjunto, o desenvolvimento da região.