Casos de estupro (nove) superam o número de homicídios (quatro) no mês de avaliação
Somente no mês de agosto, as dez delegacias da Região Centro-Norte fluminense, que cobrem 11 municípios, registraram 1.049 ocorrências, entre elas, 24 casos de roubo, 186 de furto e um homicídio doloso (quando há intenção de matar). São, em média, 3,18 ocorrências para cada mil habitantes (que totalizam quase 330 mil).
Os dados foram os últimos a serem compilados e publicados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), autarquia responsável por levantar e analisar os dados gerados pelas polícias Civil e Militar de todo o estado.
Entre os casos mais graves, os registros de estupros (nove no total) superam o número de homicídios (quatro: um homicídio doloso; uma lesão corporal seguida de morte; e dois homicídios culposos no trânsito).
No quadro geral, os casos de ameaças (255 vítimas) e de lesão corporal dolosa (149 vítimas) chamam a atenção para a violência no dia a dia, em festas e nas ruas, praticados por pessoas consideradas comuns.
Considerando-se, ainda, os números de cada município, a média de ocorrências por mil habitantes é maior em Nova Friburgo (3,67), seguida de Santa Maria Madalena (3,31). Bom Jardim, por outro lado, registrou a menor proporção de casos, com 1,54 por mil moradores.
Assaltos em bancas de jornais
As duas bancas de jornais de Cordeiro foram assaltadas nos últimos meses. A primeira, foi a banca de “Paulinho”, quando R$ 500 foram retirados do caixa da banca. Segundo o proprietário, nada foi recuperado. O roubo mais recente, filmado por câmeras de segurança, foi cometido por um indivíduo no dia 5 de novembro, às 14h30min., na banca do “Alci”.
O indivíduo entrou na banca e fingiu que estava olhando as revistas. Quando a filha do proprietário estava de costas, ele pegou o dinheiro no caixa, em torno de R$ 340, e saiu disfarçando. Mas uma senhora viu a situação e avisou a filha do proprietário, que saiu gritando pela rua. Populares correram atrás do ladrão. Um policial à paisana que estava na região conseguiu prender o indivíduo, para, depois, levá-lo para delegacia.
Populares que estavam próximos ficaram revoltados e pediram punição ao bandido.
Mercado é furtado em Cantagalo
Na madrugada do dia 7 de novembro, o Mercado Bom Preço foi furtado entre 1h e 4h, em Cantagalo, na Avenida Djalma Beda Coube, a maior da cidade. A suspeita é que os criminosos invadiram o estabelecimento por uma brecha feita pelos meliantes na grade que protege a janela do estabelecimento, pelos fundos.
Os criminosos levaram o dinheiro que estava nas caixas registradoras e numa caixa de madeira. Nada foi estragado no estabelecimento, nem as caixas registradoras. Nenhuma mercadoria foi levada.
Os proprietários acreditam que o furto foi realizado por um menor, porque acreditam que o corpo de um adulto não passaria pela brecha aberta.
No perfil do filho da proprietária do mercado na rede social Facebook, ele disse que sua mãe teria saído do trabalho por volta da meia-noite. Provavelmente, o fato deve ter ocorrido logo depois.