A Prefeitura de Cantagalo começou o recadastramento imobiliário dos cerca de sete mil imóveis no município. O objetivo é atualizar a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que está defasada e desatualizada.
De acordo com o chefe do setor tributário da Secretaria Municipal de Fazenda, Pablo Caruzo, o recadastramento é fundamental, pois, em alguns casos, imóveis maiores e localizados no Centro pagam taxa inferior ou igual a locais menores e mais afastados. “Essa atualização é necessária para corrigir uma defasagem dos valores cobrados atualmente e, também, para corrigir eventuais distorções, onde, muitas vezes, o metro quadrado de um imóvel localizado em áreas mais afastadas está proporcionalmente mais caro que os da área central”.
O recadastramento está sendo feito pela empresa Safra, vencedora da licitação. Esse trabalho consiste em visita a cada imóvel, onde são tiradas fotos. Através de uma trema eletrônica, são medidas a área construída e todo o imóvel. Todos esses dados colhidos serão inclusos no cadastro imobiliário para a atualização do valor do IPTU.
As equipes de recadastramento estão, em um primeiro momento, na sede do município, mas, posteriormente, vão seguir para todos os distritos.